A proibição do uso de telemóveis nas escolas...
Voz às Escolas
2014-11-03 às 06h00
Finalmente, encontram-se colocados todos os professores necessários para a lecionação das diferentes disciplinas curriculares dos alunos do ensino básico no Agrupamento de Escolas André Soares! Novembro começa com a serenidade fundamental para garantir boas aprendizagens e, consequentemente, bons resultados!
E, se não importa agora insistir no que aconteceu, importa muito remediar o que não aconteceu!
Não sendo, de longe, a maioria, há um número significativo de alunos que começaram tardiamente as aulas de algumas disciplinas, preocupantemente de matemática e português, inglês e francês, e ainda ciências naturais, entre outras.
As famílias, naturalmente, pretendem conhecer o programa que as escolas prepararam para compensar a falta de aulas dos seus educandos. Mas, só agora é possível elaborar um plano equilibrado de recuperação. E, relativamente a determinados conteúdos, para a sua implementação, há necessidade de recorrer a mais recursos humanos, cuja aprovação depende de autorização superior.
A grande prioridade, neste agrupamento, serão os alunos dos anos finais de ciclo, concretamente, quarto, sexto e nono ano. São alunos sujeitos a avaliação externa no final do ano letivo, em condições idênticas a todos os que começaram normalmente. Por isso, serão estes os primeiros beneficiados com um plano sustentado, acordado com os próprios e os seus encarregados de educação.
Evitaremos provocar a ansiedade de terem que “apanhar” os seus colegas a todo o custo, e evitaremos também a sobrecarga de trabalho, que poderia prejudicar o seu rendimento normal de aprendizagem. Relativamente aos alunos dos restantes anos de escolaridade, este plano será implementado durante o ciclo, programando faseadamente a lecionação dos conteúdos curriculares em falta. Assim, garantidamente, os alunos nem se aperceberão de que estão a ser alvo de uma programação diferente dos seus colegas.
O empenho dos profissionais da educação do agrupamento aumentou na proporção da necessidade de resposta a todas as necessidades! A falta de professores foi, grande parte do tempo e dos casos, minimizada pelo trabalho daqueles que já se encontravam na escola, sujeitos a um acréscimo de trabalho, quantas vezes de voluntariado!
Foi pela dedicação de todos que o ano começou sem maiores atropelos, foi pela vontade de todos que o número de alunos prejudicados foi o menor possível!
E, por toda esta vontade de normalizar, de assegurar um sereno ambiente de trabalho aos nossos alunos, precisamos do apoio das famílias, responsabilizando os seus educandos e incutindo neles a convicção de que aprender acarreta, também, muito trabalho e muito esforço!
A escola é o lugar, por excelência, de formação para a vida! De crescimento saudável e de integração social! O contrato de autonomia responsabilizou profundamente as escolas que o assinaram transferindo, para cada uma, acrescida preocupação com os resultados.
O nosso compromisso, de aumentar os índices de sucesso escolar numa percentagem ambiciosa, não deve ser colocado em causa! Por isso o esforço de todos será maior ainda!
Dos alunos, professores, assistentes operacionais e técnicos, pais e encarregados de educação e toda a comunidade envolvente, em parceria para uma melhor educação!
23 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário