Notice: Error: Item of index 0 is not exists #0 /home/correiodominho/public_html/cronicas/detalhe.php(208): collection->get(0) #1 {main} in /home/correiodominho/public_html/headcap/system/collection.php on line 168
E lá vão 50 anos! - Correio do Minho

Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

E lá vão 50 anos!

Tbilisi

E lá vão 50 anos!

Voz às Escolas

2022-06-20 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

Uma comunidade unida. Unida pelos laços que ficaram atados pelo percurso escolar André Soares.
Em quase todas as famílias bracarenses há alguém que frequentou a escola, que se recorda dos bons momentos vividos na fase da vida mais marcante na construção do carácter e da personalidade.
Muitos a ela continuam ligados, concedendo-lhe o privilégio de contribuir para a boa formação dos seus filhos. Uma prova de confiança nesta grande organização educativa. Que a dota de credibilidade.
O Agrupamento de Escolas André Soares está inserido no coração da cidade de Braga, com sede na Escola EB 2,3 André Soares. Um nome escolhido pela exuberância do seu patrono, o notável artista bracarense do século XVIII, famoso pela excelência das suas obras.

A escola André Soares, inaugurada em 1971/72, começou a funcionar em duas secções: a masculina, no Liceu Sá de Miranda e a feminina num anexo da Escola Industrial Carlos Amarante. Abriu com cerca de 1900 alunos, já com 30 a 31 alunos por turma, funcionando ainda com um anexo até ao ano escolar de 1983/84.
O edifício durou até 2013, com muitas dificuldades de manutenção nos últimos anos de vida. Ficou velhinho. Em 13 de junho de 2014 foi inaugurado o atual edifício, preparado para receber cerca de 1200 alunos num espaço amplo, moderno e com muita luz, que os alunos tornam multicolor.

Que oferece garantia de uma boa formação, apostando na diversidade de áreas, desde o desporto, as artes, as ciências, a promoção de bons leitores, seguindo um caminho orientado por um projeto educativo baseado numa missão de integração e inclusão, focando a primordialidade no aluno. A entrega de uma equipa gigante, de professores, assistentes técnicos e operacionais na procura constante de mudar, melhorar, criar, dinamizar, motivar, responsabilizar, dotar os alunos de ferramentas sólidas, promovendo o seu desenvolvimento harmonioso. Em especial, com todos os alunos que necessitam de medidas muito específicas de suporte ao desenvolvimento.

As preocupações com o ambiente e a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar, a responsabilidade cívica. O envolvimento de Associações de Pais/Encarregados de Educação na procura da melhoria contínua em benefício dos seus educandos. A colaboração das famílias no esforço necessário que resulta em sucesso. A articulação natural com o Conservatório Bomfim no ensino artístico especializado da Música e, no próximo ano letivo, o ensino artístico especializado do Teatro em articulação com a ACE Escola de Artes. O protocolo com o SCB apostando na formação de alunos/atletas que, pela densidade dos seus treinos diários, necessitam de atenção especial nos seus horários. As parcerias com entidades e instituições locais em congregação de esforços para diversificação de percursos educativos, de orientação vocacional, de envolvimento em projetos (nacionais e internacionais) que contribuem para o exercício da criatividade, promovendo a autonomia, o espírito de iniciativa. O suporte da Autarquia para o bom funcionamento de todas as valências escolares.
Funciona ainda como escola associada do Estabelecimento Prisional de Braga, desenvolvendo um projeto educativo que contribui para a reintegração de pessoas na sociedade.
E muito… muito mais, e muitos… muitos mais…

A responsabilidade não tem medida, o privilégio de ver crescer cidadãos responsáveis, autónomos, capazes de escolher o melhor caminho é o maior prémio!
Já lá vão 50 anos!
Parabéns a todos os que contribuí-ram/contribuem para que a escola André Soares (agora sede do Agrupamento) seja uma referência na cidade de Braga!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

05 Dezembro 2022

IncluIR +

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho