Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

E viva a União Europeia

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

E viva a União Europeia

Ideias

2019-11-28 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro


Ontem escreveu-se mais uma excelente página na história da União Europeia. No mesmo dia, em Estrasburgo, o Parlamento Europeu aprovou a Comissão Europeia de Von der Leyen e deu ‘luz verde’ ao orçamento da União Europeia para 2020. Pelo meio ainda ficam registadas - e bem - as palavras do primeiro-ministro António Costa de elogios ao trabalho de Jean-Claude Juncker, ao comissário português Carlos Moedas e à alta representante para a Política Externa, Federica Mogherini, ao serviço da União Europeia. Certamente que também, ficarão ligados à história da União, com especial destaque para o ‘Plano Juncker’, que muito ajudou a economia europeia. O dia de ontem é, sem dúvida, de festa. A Comissão Von der Le-yen teve uma votação muito forte - aliás, elogiada pela nova comissária portuguesa Elisa Ferreira - e com uma enorme margem (461 votos a favor, 157 contra e 89 abstenções), votação esta que foi superior à anterior, liderada por Juncker. Este novo colégio é constituído por 26 comissários (para já o Reino Unido rejeitou designar um comissário) para além da presidente Von der Leyen. Em relação à votação dos deputados portugueses no Parlamento Europeu, e como seria de esperar: PS, PSD e CDS votaram a favor, BE e PCP contra e o PAN absteve-se...
A outra boa notícia foi a aprovação do orçamento da União Europeia para 2020. Tal como referi na passada semana, o orçamento fixa as autorizações (o montante máximo de pagamentos futuros que a UE pode prometer) em cerca de 168,7 mil milhões de euros e os pagamentos (o que será efectivamente pago) em perto de 153,6 mil milhões de euros, ou seja, mais 1,5% e 3,4% do que em 2019, respectivamente.
Boa. Bons ventos de Estrasburgo e a Europa pronta para continuar em frente a todo o vapor!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

02 Junho 2020

O PS e as presidenciais

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho