A culpa
Ideias
2017-09-05 às 06h00
Sistelo, há muito apelidada de ‘pequeno Tibete português’, foi domingo considerada uma das Sete Maravilhas de Portugal no que diz respeito a aldeias portuguesas. Sistelo não precisava de ganhar nada. Já é maravilha desde que nasceu em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, bem junto à nascente do rio Vez. Mas precisava deste reconhecimento e deste protagonismo. Foram meses e meses de promoção até ser eleita a mais maravilhosa aldeia rural de Portugal.
Inicialmente foi escolhida uma das 43 aldeias pelo júri do concurso ‘7 Maravilhas de Portugal - Aldeias’ e concorrente numa das sete categorias, a de Aldeia Rural. Foi a única a representar o Minho e o Norte de Portugal. Depois de ter chegado a uma das 14 finalistas, domingo foi dia da coroação como a mais linda...
E a aldeia de Sistelo tem inúmeros argumentos para merecer uma visita (já antes o tinha)... O Castelo é o ex-líbris da aldeia; um palácio do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo. Por entre as pequenas e estreitas ruas há muito para ver: igreja paroquial, ponte romana, o moinho, a Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos, as capelas de Santo António, São João Evangelista, Senhora dos Remédios, Senhora do Carmo, entre muitas outras visitas, para além da própria Casa do Visconde de Sistelo.
E depois, toda a beleza natural envolvente, ou não fosse filha do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Há tanto para ver e tantas histórias para contar e ouvir.
Parabéns, aldeia rural de Sistelo.
Parabéns, Arcos de Valdevez por mais este reconhecimento mais do que merecido!
19 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário