Correio do Minho

Braga,

- +

EB2,3 Abel Varzim - 25 anos a Educar

Ser ou não ser

EB2,3 Abel Varzim - 25 anos a Educar

Voz às Escolas

2022-04-11 às 06h00

Jorge Saleiro Jorge Saleiro

Abril é o mês em que a EB 2,3 Abel Varzim comemora o dia do Patrono. A escolha do patrono é um marco para qualquer organização. O nome do Padre Abel Varzim é particularmente adequado para esta escola pública. Nascido em Cristelo, freguesia da área de influência da EB 2,3, o Padre Abel Varzim foi e é uma figura inspiradora em áreas tão relevantes como a da ação social, dos direitos humanos, da defesa da dignidade do trabalho e é reconhecido como um modelo na área da Educação. Por estas razões, a marca e a importância do nome do patrono da escola extravasa o contexto local, abrange mais do que a circunstância regional. Trata-se, na verdade, de um exemplo a seguir, de uma referência para quem trabalha e estuda nesta escola.

Assim, mais uma vez o Padre Abel Varzim será celebrado na escola, com um extenso programa que ocupará todo o dia 29 de abril, destinado à comunidade educativa e que envolverá os alunos em atividades, para que conheçam melhor o patrono da sua escola.
Neste ano, celebra-se também os 25 anos da escola. Em qualquer circunstância, para qualquer entidade, 25 anos de vida são um registo marcante, que justifica ser assinalado e celebrado. Para uma escola pública significa que estes 25 anos foram dedicados a educar, a formar jovens, a maioria deles agora já adultos e que devem significativa parte da sua formação aos esforços de todos os profissionais, docentes e não docentes, desta escola.
Uma história de 25 anos implica mudanças, evolução, crescimento, constantes desafios e uma constante dedicação à causa da escola pública e da educação. Assim aconteceu com a EB 2,3 Abel Varzim. Nasceu em 1996/1997, adotando, desde logo, como patrono o Padre Abel Varzim, que passaria a designar a escola e, posteriormente, daria nome ao Agrupamento.

Apenas cinco anos volvidos após o seu nascimento, em 2001, a EB 2, 3 Abel Varzim enfrenta um novo desafio: tornar-se sede de um agrupamento de escolas. Surge nesse ano o Agrupamento de Escolas Abel Varzim, que chega a incluir, para além da escola sede, 20 outros estabelecimentos escolares do pré-escolar e do primeiro ciclo.
Assume, assim, relevante intervenção educativa numa vasta área do Concelho de Barcelos, aflorando, ainda, zones limítrofes dos Concelhos de Póvoa de Varzim e Esposende.

Esta nova fase da EB 2,3 Abel Varzim durou 11 anos, até que em 4 de julho de 2012 foi criado o Agrupamento de Escolas de Barcelos. A agregação do então Agrupamento de Escolas Abel Varzim, que, na altura, integrava 10 escolas, com a Escola Secundária de Barcelos constituía um objetivo do próprio AEAV, tendo sido aprovada, nestes moldes, no seu Conselho Geral, aquando do início do processo.
Com esta nova realidade, a EB 2,3 Abel Varzim enfrenta novos desafios, fruto da reconfiguração que a agregação de 2012 viria a obrigar. Inicia-se um tempo de reorganização de serviços, de harmonização de procedimentos, de estabilização das inquietações que foram ditados pelo processo de agregação. Enceta-se um trabalho de concertação de atividades, projetos, metodologias e trabalho colaborativo, um esforço para dar sentido e rigor à verticalização do percurso escolar dos alunos, começa-se um processo que visa o equilíbrio de recursos humanos e materiais entre as escolas do Agrupamento de Escolas de Barcelos.

Na verdade, este é um trabalho que tem de estar em permanente construção e esta é a realidade que a EB 2,3 Abel Varzim vive hoje em dia. No entanto, este processo realiza-se respeitando as singularidades e a personalidade própria da escola, valendo para isso a manutenção de grande parte do corpo docente e não docente que a fizera crescer. Afinal, na EB 2,3 Abel Varzim como em todos os casos, quem faz a Escola são as pessoas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho