Reciclar o Natal!
Voz aos Escritores
2024-03-22 às 06h00
“Liberdade, poesia, no seu puro fluir,
palavras soltas ao vento,
versos que fazem o peito sorrir.
Vida,
pulsar intenso
dança livre do coração;
sinfonia vivaz e colorida,
lúcido sol da verdade
ecos de abril, emoção!”
Saúdo a primavera, antecipando abril. Celebro a liberdade. Encho-me de esperança, renovo energias e deixo para trás o peso do inverno.
Celebrar abril é acolher a luz, a cor e a vida que brotam em cada canto. É sentir a alegria da natureza a renovar-se, dos dias mais longos e das noites mais curtas. É abrir as janelas da alma e deixar entrar o ar fresco da mudança, da renovação e da beleza que a primavera traz consigo. É também lembrar que, assim como as estações se alternam, as nossas vidas também passam por ciclos e transformações. É um convite a deixar florescer dentro de nós o que há de melhor, a cada dia, a cada momento.
Por isso, que possamos abraçar a primavera com alegria, gratidão e leveza, sabendo que, com ela, trazemos um novo fôlego de vida, de amor e de esperança. Que possamos celebrar abril como um símbolo de renascimento e de liberdade, aproveitando cada dia como uma nova oportunidade de crescer, florescer e ser feliz.
A primavera simboliza renascimento, renovação, esperança; sentir a brisa suave no rosto, o sol aquecer a pele, o cheiro das flores a invadir os sentidos – um arraial de luz e cor!
É nesta graça primaveril que quero viver intensamente cada momento e aproveitar cada oportunidade de ser feliz. E é isso que quero para a minha vida, uma nova fase cheia de alegria, de amor e de paz. Por isso, estou determinada a deixar para trás o peso do passado, as preocupações do presente, e abraçar o futuro com entusiasmo e determinação.
Com a VIII edição da Expoética de Braga, que decorre na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e entra pelo mês de abril adentro, esta primavera será a nossa e a vossa primavera, um esperado recomeço. Nesta convergência de artes diversificadas, juntos celebramos a vida e a liberdade, aproveitando cada segundo da nova estação, já por si tão poética! Desejamos, por isso, que ela traga consigo tudo o que mais sonhamos, tudo o que nos faz verdadeiramente felizes. O que queremos, na verdade, é viver plenamente.
Na Expoética de Braga, a liberdade ecoa em cada verso, em cada traço, em cada tela, em cada nota musical. Na sua génese, ela desponta como uma aura de resiliência, num hino que consagra a liberdade em pleno voo da alma, buscando a plenitude muito para além dos limites impostos. Assiste-se ao seu desprender dos grilhões mais ásperos como a brisa suave de uma manhã primaveril. Acaricia a nossa face com afeto; quebra a prisão vã. Inquieta. Liberta. incendeia corações e mentes. Alenta a esperança. Afasta o medo e a opressão. Devolve a arte de escolher o próprio rumo, sem dedos apontados.
Esta é a liberdade que desejamos, eterna como o mar. Uma liberdade que se insinue nos sonhos mais audazes e em cada passo nos possa levar nas asas da fantasia.
Na VIII edição da Expoética de Braga respira-se abril. E nos campos de abril floresce a esperança renovada nos diversos corações. Em cada coração pulsam os ideais de persistência e de resiliência. Não se adormece. É tempo de transformação, de lutas e de avanços.
Celebrar abril é afirmar a liberdade e fazê-la presente nas nossas vidas. É abraçar o futuro com todas as nossas forças, para
que os ideais de abril nunca se apaguem.
Lutemos por um amanhã melhor, pois é no exemplo da história que encontramos coragem e a determinação.
Viva a liberdade de expressão!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário