Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Educação vs sensibilização: educar é o primeiro passo de uma longa viagem

A Europa e o futuro

Ideias

2011-03-02 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

Hoje não vos falarei directamente sobre o ambiente, nem em questões ligadas a este. Falarei em educação e formação da personalidade.
Um grande alicerce para todas as temáticas quotidianas assim como para a nossa vida, é a educação. Através dela, formamos a nossa personalidade, as nossas virtudes e defeitos, enfim, aquilo que somos hoje e no futuro seremos.

Os Pais, as escolas, os Amigos e os meios de comunicação social têm grande impacto na nossa educação, pois são grandes transmissores de valores, crenças, formas de pensar e agir, maneiras de conduta, entre outros. A educação, para mim, é um processo de aprendizagem, no qual existe uma grande interacção e um grande intercâmbio entre o nosso “eu” e os “eus” que nos rodeiam.

Este processo origina uma grande troca de ideias e pensamentos, criando assim uma enormíssima área de influência e conhecimento. A grande dificuldade destas trocas é - ao que apelidei de - “selecção intelectual”. Mas o que é isto? Isto é tudo aquilo que apreendemos através de uma selecção inconsciente de conhecimento e formas de pensar.

Acredito que a nossa personalidade é formada por um pedacinho da personalidade de outrem. Assim, afirmo que a educação começa no nosso Lar, com os nossos Progenitores, que nos transmitem valores e princípios de solidariedade, lealdade, amizade e partilha. De facto, eles são os alicerces de tudo o que somos.

Desta forma, ganhamos a força e a inteligência para enfrentar a vida e todos os percalços que ela proporciona, sem receio, sem opressão, com frontalidade e sensibilidade. É uma dura batalha em busca da felicidade, em busca da imperfeita perfeição, no entanto, temos que fazer de tudo para, no fim, deixarmos um rastro imortal que muitos tomarão como um exemplo digno do significado da palavra vida.

Educar, é mostrar aos outros como viver, sentir, amar e agir. Educar, é dizer e reafirmar que é possível fazer dos sonhos realidade. Educar, é transmitir aos nossos filhos, que desistir de lutar é inconcebível enquanto houver forças. Educar, é respeitar os outros e acima de tudo, a nós próprios. Enfim, educar é o primeiro passo de uma longa viagem que à partida, tem um fim, mas possivelmente, é apenas o início...
Como podemos querer uma sociedade sem ‘Lixo’, se não nos preocupamos em educar?

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.