Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Efeito Borboleta

Os bobos

Efeito Borboleta

Ideias Políticas

2022-03-08 às 06h00

André Patrão André Patrão

Há valores, princípios e ideais que devem ser comuns e primordiais para todos nós, independentemente das nossas opções políticas, da nossa visão para a sociedade e da valorização que fazemos de medidas concretas para solucionar os problemas, injustiças e anseios das pessoas, na nossa sociedade.
A paz, a liberdade e a autodeterminação dos povos são o exemplo magnânimo desta ideia e foi assim que as juventudes partidárias se prontificaram a unir esforços, perante a situação de guerra na Ucrânia, colocando toda e qualquer diferença de pensamento, de organização ou de destaque, de parte, assumindo que poderíamos marcar o momento perante a nossa cidade, demonstrando à comunidade que os jovens estão disponíveis e preparados para assumir as suas responsabilidades enquanto dínamo da intervenção cívica.
A organização da vigília teve o seu ponto de partida com “poucos” que, de forma muito célere e solidária, se tornaram muitos. A JS, a JSD, a JP, a IL e o PAN, conjuntamente com a Civitas Braga, a Greve Climática Braga, a The Revolution will not happen on your Screen e a UMAR Braga, apelaram à mobilização e o resultado foi deveras tocante, com centenas e centenas de pessoas que, em conjunto com a comunidade ucraniana, transformaram a vigília num momento de união pela paz e pela liberdade, pelo respeito pela vida de milhões de inocentes, afectados com as decisões unilaterais de um líder em causa própria, percorrendo as ruas de Braga, em uníssono.
Haverá, como sempre, quem questione o efeito prático de uma ação deste género.
Quem faz parte de uma juventude partidária, pauta a sua participação e ação pela vontade em causar um impacto positivo na sociedade, ajudando e defendendo quem mais precisa ou quem está em minoria, junto de todos, e perceberá que mesmo uma pequena acção, numa cidade, vila ou aldeia, em qualquer país, pode gerar consequências em qualquer parte do mundo. É esta adaptação do efeito borboleta que nos faz acreditar nas nossas causas e lutas, escolhendo sempre estar do lado certo da história e traçando uma linha de separação, bem vincada, para com todos aqueles que atentem aos nossos valores.
Quando nos perguntam o que nos move, um dos exemplos está plasmado nestas intervenções cívicas. Todas as organizações partidárias continuam a partilhar o caminho conjunto, organizando recolhas e entregas de bens, mantendo as redes sociais ativas e intervindo, diariamente, junto de todos aqueles que nos podem ajudar, aproveitando todas as sinergias criadas. Acreditamos que as nossas atividades, projetos e propostas nos ajudam a cativar mais jovens (mas não só os jovens) para as nossas organizações, com vista à criação de uma sociedade mais democrática, mais justa e mais solidária, desenvolvendo a sua intervenção cívica, para a construção de um futuro melhor.
Fica o repto para a participação da sociedade civil, que tem sido extraordinariamente correspondido, quer pelo número elevado de voluntários inscritos no movimento “SOS Ucrânia”, quer por todas as doações recebidas. E, também, para que acabem os julgamentos e preconceitos em relação às juventudes partidárias e em relação a todas as associações, entidades e organizações que, mesmo sem as melhores condições ou sem o apoio que deveriam ter, têm na força humana o seu principal ativo e fazem muito, com pouco, sem garantias de sucesso mas sempre com a irreverência e ousadia que caracterizam os associativistas e voluntários, acreditando, veementemente, que as nossas “pequenas” ações poderão ter um impacto significativo pelo mundo, como o simples bater de asas de uma borboleta em Braga pode provocar um tornado do outro lado do mundo.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias Políticas

26 Março 2024

Força de Abril

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho