O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias
2020-03-02 às 06h00
O mundo da comunicação social já não é o mesmo? Não sei se será assim tão brutal a frase. O que sei é que continua a ter uma importância enorme e a credibilidade continua a existir. No caso português, o euforismo das redes sociais tende a diminuir e as notícias começam a ser procuradas nos sítios certos e onde devem ser procuradas: nas televisões, nas rádios, nos jornais.
É para isso que existimos, para informar. Tudo isto vem a propósito das últimas eleições legislativas e ao facto da maioria dos portugueses ter optado pela televisão e pelos jornais para se informarem em detrimento da internet. De facto, a televisão foi o meio de comunicação mais utilizado, com 28,6% dos inquiridos a admitir ter assistido “diariamente ou quase todos os dias” a conteúdos políticos televisivos, indica o ‘Estudo Eleitoral Português’, promovido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e apresentado recentemente. Uma percentagem inferior, 14,5%, disse “assistir diariamente ou quase todos os dias” a estes conteúdos nos jornais, incluindo edições online e apenas 5,6% recorreu à rádio “quase todos os dias ou diariamente”.
“Surpreendentemente”, afirmam os investigadores, no comunicado divulgado à imprensa, apenas “4,6% dos indivíduos admitem assistir diariamente ou quase todos os dias a conteúdos políticos na Internet”. Dos que recorreram à Internet para se informarem sobre a campanha eleitoral, a maioria, 67,1%, procurou páginas online dos jornais, TV ou rádio e 28% recorreu à rede social Facebook. Não há dúvida de que algo está a mudar e este estudo acaba por surpreender, pela positiva, já que a comunicação social continua a ser credível e a mais procurada!
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
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