Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Eleições: a importância da comunicação social...

A saia comprida

Eleições: a importância da comunicação social...

Ideias

2020-03-02 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

O mundo da comunicação social já não é o mesmo? Não sei se será assim tão brutal a frase. O que sei é que continua a ter uma importância enorme e a credibilidade continua a existir. No caso português, o euforismo das redes sociais tende a diminuir e as notícias começam a ser procuradas nos sítios certos e onde devem ser procuradas: nas televisões, nas rádios, nos jornais.

É para isso que existimos, para informar. Tudo isto vem a propósito das últimas eleições legislativas e ao facto da maioria dos portugueses ter optado pela televisão e pelos jornais para se informarem em detrimento da internet. De facto, a televisão foi o meio de comunicação mais utilizado, com 28,6% dos inquiridos a admitir ter assistido “diariamente ou quase todos os dias” a conteúdos políticos televisivos, indica o ‘Estudo Eleitoral Português’, promovido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e apresentado recentemente. Uma percentagem inferior, 14,5%, disse “assistir diariamente ou quase todos os dias” a estes conteúdos nos jornais, incluindo edições online e apenas 5,6% recorreu à rádio “quase todos os dias ou diariamente”.

“Surpreendentemente”, afirmam os investigadores, no comunicado divulgado à imprensa, apenas “4,6% dos indivíduos admitem assistir diariamente ou quase todos os dias a conteúdos políticos na Internet”. Dos que recorreram à Internet para se informarem sobre a campanha eleitoral, a maioria, 67,1%, procurou páginas online dos jornais, TV ou rádio e 28% recorreu à rede social Facebook. Não há dúvida de que algo está a mudar e este estudo acaba por surpreender, pela positiva, já que a comunicação social continua a ser credível e a mais procurada!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho