Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Eleições em França: cuidado... muito cuidado!

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Ideias

2017-04-26 às 06h00

Paulo Monteiro

No domingo, vi festejos a mais em França. Quase toda a gente é da opinião de que Emmanuel Macron vai ganhar de forma muito fácil a segunda volta das eleições presidenciais e tanto mais que as primeiras sondagens lhe atribuem um resultado superior a 60%, enquanto Marine Le Pen, a candidata da extrema-direita, anda apenas nos 30%. Mas... as surpresas acontecem quando aquilo o que parece tão óbvio acaba por não ser.
Por isso - e para já - é muito importante que Macron receba todo o tipo de apoios, como já aconteceu por parte de François Fillon ou Benoît Hamon, ou mesmo vindos de fora de França como foi o caso do presidente da Comissão Europeia ou do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, entre outros. Jean-Claude Juncker desejou “boa sorte” para a segunda volta e Augusto Santos Silva espera “que não ganhe a eleição presidencial uma candidata que defende a saída imediata da França da União Europeia”. Agora começou a campanha para a segunda volta e é preciso ter cuidado. Cuidado, porque a Frente Nacional tem a sua máquina montada e recebe fortes apoios vindos do exterior. Emmanuel Macron, apesar de ter sido ministro da economia de um governo socialista, não tem partido, por isso, não tem a máquina partidária a trabalhar para si. Para além disso, existe o ditado de que os extremos se tocam e o candidato Jean-Luc Mélenchon (teve cerca de 19,5% dos votos) ainda não decidiu quem vai apoiar para a segunda volta, se Macron, se Le Pen.
Por isso... é preciso ter muito cuidado e não deitar foguetes antes da festa. Nos últimos tempos já tivemos sur- presas desagradáveis que chegassem!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.