Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Eleições Europeias a 26 de Maio 2019

Prémio Nobel da Medicina

Ideias

2018-03-21 às 06h00

Paulo Monteiro

O Conselho da União Europeia anunciou ontem que as eleições para o Parlamento Europeu realizam-se entre 23 e 26 de Maio do próximo ano. Isso significa que, ao que tudo indica, os portugueses vão às urnas novamente no último dia... a tradição diz que os actos eleitorais se realizaram ao domingo. Assim o dia 26 de Maio de 2019 será, com quase toda a certeza, o dia escolhido. E as próximas eleições europeias já voltam a fazer história uma vez que serão as primeiras com 27 estados membros já que o Reino Unido deixa a União Europeia a 29 Março, dois meses antes das eleições e, por isso mesmo, já não participa.
As eleições do próximo ano vão escolher 705 deputados para o Parlamento Europeu, contra os actuais 751, mas Portugal mantém os mesmos 21 assentos. E esta diminuição resulta da já não presença do Reino Unido, como referi, e para salvaguardar a possível entrada de um novo membro (ficam assim lugares de eurodeputados em aberto).

Está assim dado o pontapé de saída para o próximo acto eleitoral que se espera que seja bem mais participativo do que em 2014, em que apenas 33,67% dos portugueses usaram o seu direito de voto tal como escrevi no Bom Dia onde foram conhecidos os candidatos do CDS/PP a estas eleições europeias, tendo como cabeça de lista o repetente Nuno Melo. A partir de agora vão começar as lutas, os jogos de bastidores, os acordos e as cedências para serem encontrados os candidatos de cada um dos partidos ao Parlamento Europeu para mais um ciclo de cinco anos e que se espera tenha menos populismo e radicalismo e mais trabalho em prol de uma Europa mais unida, mais solidária, e a apostar na Paz que foi um dos seus desígnios de criação...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.