Correio do Minho

Braga, segunda-feira

És Cultura18: excelente...

Sinais de pontuação

Ideias

2018-04-19 às 06h00

Paulo Monteiro


Lembram-se daquele cartoon que inunda as redes sociais em que uma família inteira visita a avó e que no final todos estão agarrados ao telemóvel ou aos tablets enquanto a avó continua sozinha a fazer crochet? Pois esta imagem apesar de ter uma forte componente humorística não deixa de ter um pequeno quê de verdade. Hoje em dia há um abuso grande por parte dos jovens, e não só, das novas tecnologias. Hoje falamos pelo telemóvel, pelo WhatsApp, por outras redes e com outras tecnologias. Esse mundo infindável de novas áreas que muitas vezes evitam que estejamos frente a frente com alguém, É tudo, muitas vezes, platónico.
Bem, mas deixemos um pouco estes exageros. Esta abertura tem a sua explicação: o Governo deu, esta semana, ferramentas gratuitas para os jovens poderem conhecer de forma gratuita a nossa cultura. Falo do projecto És Cultura18 (já publicado em Diário da República), cujo objectivo, no fundo, é proporcionar o acesso gratuito anual à Cultura para jovens que completem 18 anos em 2018. Este ano de gratuitidade nos eventos culturais está disponível a jovens nascidos em 2000 e válido por um ano, ou seja até Abril de 2019. O governo estuda agora se este projecto continuará nos próximos anos e ficará disponível para os jovens que façam 18 anos. Excelente ideia.
E o melhor ainda é que esta ideia saiu do projecto mais votado da edição de 2017 do Orçamento Participativo Portugal 2017 e é da autoria João Gonçalo Pereira e Tiago Veloso.
Ora, outra boa ideia. É a proximidade com a população que muitas vezes é importante e que tem boas ideias. Que o digam os bracarenses com as excelentes propostas que têm aparecido nos seus Orçamentos Participativos...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.