O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias
2018-11-22 às 06h00
OProjeto de Autonomia de Flexibilidade Curricular, a que o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio aderiu, enquanto experiência piloto, no ano letivo de 2017/2018, veio revolucionar a Escola, desafiando a Comunidade Escolar a sair da sua zona de conforto, para experienciar novas formas de promover melhores aprendizagens.
Simultaneamente, e seguindo a atual corrente de recomendação, por diversas organizações governamentais internacionais, da introdução de questões de cidadania no currículo, assiste-se à priorização, por parte do Ministério da Educação, da educação para as atitudes e os valores, como componente indispensável ao sucesso integral dos alunos, dotando-os de ferramentas que os preparem para, num futuro próximo, serem cidadãos capazes de assumirem uma conduta cívica responsável e assertiva, fazendo a diferença numa sociedade em que a competitividade, a qualquer preço, impera.
Assim, em convergência com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais, e como forma de concretizar o referido desiderato, foi construído um documento de referência, designado de Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, através do qual a Escola é chamada a reforçar e a priorizar o investimento na formação dos alunos, enquanto cidadãos de quem se espera o exercício de uma verdadeira cidadania, para o que deverão ser valorizadas não só as competências e as capacidades mas, também, as atitudes e os valores.
Simultaneamente, assiste-se à valorização do papel do professor, reconhecendo-lhe o duplo papel de transmissor de conhecimentos e informações e de facilita- dor de uma educação cívica mais autónoma, crítica e participativa.
Nesta conjuntura, apraz-me constatar que, antecipando-se às preocupações da Tutela, e numa visão estratégica digna de referência, há muito que o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio investe na formação integral dos alunos, consciente do papel de primordial importância da Escola na promoção de melhores aprendizagens e de melhores atitudes, ingredientes indissociáveis na construção de uma sociedade mais justa e mais humanizada.
A construção da Estratégia de Educação para a Cidadania no Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio congrega, assim, os princípios elencados nos documentos emanados da Tutela e os pressupostos em que assenta o lema, há muito assumido pela Comunidade Escolar - Aprender e Ser, bem elucidativo do caminho que decidimos seguir e que, face aos resultados alcançados, ousamos elevar para Aprender+ e Ser+, conscientes de que uma pessoa só é Pessoa se, a par do conhecimento e das capacidades, for capaz de atitudes que o distingam.
Encontramo-nos num momento de enormes desafios para o desenvolvimento sustentável da Escola Pública e, por inerência, da sociedade em que vivemos, pelo que, independentemente dos atropelos que temos sofrido, se reveste de inquestionável importância a consciencialização de que os desafios só poderão ser vencidos se os professores se apropriarem, realmente, das mudanças, em curso.
Porque, sem os professores não sairemos do cais.
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário