Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Escrever e falar bem Português: 'quilómetro e não kilómetro'... '120km/h e não 120klm/h'

O mito do roubo de trabalho

Escreve quem sabe

2017-12-17 às 06h00

Cristina Fontes

“Quantos kilómetros vão as equipas percorrer nos 16-avos de final da Liga dos Campeões?” é a pergunta lançada no portal “futebol feminino em Portugal” (futebolfemininoportugal.com).

Mais uma vez, não vale culpar o novo acordo ortográfico por este erro tão recorrente. A introdução do K, do W e do Y no alfabeto português não nos permite utilizar estas letras a nosso bel-prazer. Estas apenas se usam em (i) antropónimos originários de outras línguas e seus deriva¬dos (ex.: Franklin, frankliniano); (ii) em topónimos originários de outras línguas e seus derivados (ex.: Malawi, malawiano); (iii) em siglas, símbolos e em palavras adotadas como unidades de medida de curso internacional (ex.: TWA, W-oeste (West); kg-quilograma, kW-kilowat, Watt).

Devemos, pois, escrever “quilómetro” e não ”Kilómetro”. O símbolo é “km” sem inicial maiúscula e sem ponto abreviativo. Os símbolos das unidades que representam a grandeza escrevem-se com um espaço de intervalo e são invariáveis, isto é, não se acrescenta um “s” para o plural. O correto será escrever “12 km” se quiser reproduzir “doze quilómetros”.
Por vezes, verificamos hipercorreções ao escrever (e dizer) os nomes das unidades também no singular, como “*doze quilómetro” em vez de “doze quilómetros'. Os nomes das unidades, se escritos por extenso, têm plural.

Quando nos referimos a quilómetro/hora, devemos usar o símbolo km/h. Também aqui há quem cometa erros como este encontrado num título de jornal. “Aviso. Domingo há chuva forte e ventos que podem chegar aos 120 kms/h”(DN, quarta-feira 24 de fevereiro de 2016). O correto seria 120 km/h.

Em caso de dúvidas, a fonte a consultar é o Decreto-Lei n.º 427/83 de 7 de dezembro, que regulamenta que as unidades a utilizar em Portugal deverão ser as do Sistema Internacional de Unidades. A este respeito, há uma publicação incontornável intitulada Sistema Internacional de Unidades (SI) Grandezas e Unidades Físicas - Terminologia, Símbolos e Recomendações, de Guilherme de Almeida.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

16 Dezembro 2018

Sinais de pontuação

16 Dezembro 2018

Amigos não são amiguinhos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.