Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Escrever e falar bem Português

A responsabilidade de todos

Escrever e falar bem Português

Escreve quem sabe

2019-09-22 às 06h00

Cristina Fontes Cristina Fontes

Nem sempre há uma correspondência direta entre os sons e as letras. Por um lado, temos sons que são representados por mais do que uma letra (ex.: sol, faço, cereja). Por outro, há letras que representam mais do que um som (ex.: xícara, exame, tórax).
Existem, também, sons que, na escrita, são reproduzidos por duas letras, os chamados dígrafos. (ex.: ch – chá; lh – falha; nh – tinha; rr – carro; ss – passo). Os dígrafos “rr” e “ss” são usados para representar os sons [R] e [s] entre vogais (ex.: barro, pressa).

O Acordo Ortográfico de 1990 trouxe, no entanto, algumas mudanças em palavras com as letras “r” e “s”. Assim, não se emprega o hífen “nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se, prática aliás já generalizada em palavras deste tipo pertencentes aos domínios científico e técnico” – ver Base XVI do Acordo - (ex.: antirreligioso, antissemita, contrarregra, contrassenha, cosseno, extrarregular, infrassom, minissaia, biorritmo, biossatélite, eletrossiderurgia, microssistema, microrradiografia).
As dúvidas também nos assaltam quando temos de decidir se a palavra se escreve com “g” ou com “j” (antes de “e” ou “i”).

Vejamos: as palavras terminadas em –agem, -igem e –ugem (e suas derivadas) escrevem-se com “g”. (ex.: -agem: garagem, imagem, passagem passageiro, viagem (nome); -igem: dirigem, origem, redigem, vertigem, vertiginoso; -ugem: ferrugem, ferrugento, penugem, rabugem, rabugento).
As formas verbais terminadas em –ger e –gir escrevem-se, também, com “g” (ex.: reger: regi, regeria, regesse; redigir: redigi, redige, redigirá).
Por seu turno, as formas verbais dos verbos terminados em –jar escrevem-se com “j” (ex.: viajar: viajei, viaje, viajemos, viajeis, viajem (verbo); sujar: sujei, suje, sujemos, sujeis, sujem).

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

19 Março 2024

O fim da alternância

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho