Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Esperança de vida sempre a aumentar...

A saia comprida

Esperança de vida sempre a aumentar...

Ideias

2018-09-28 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

O Instituto Nacional de Estatística voltou, ontem, a revelar os números de esperança de vida e o certo é que cada vez se vive mais em Portugal. A esperança de vida à nascença dos portugueses - no triénio 2015/2017 - é de 80,78 anos, segundo os dados revelados pelo INE, sendo o Norte uma das regiões onde os portugueses vivem mais. Ora isto é uma dupla boa notícia para quem vive, também no Minho...
O INE adianta que a esperança de vida continua a ser superior para as mulheres (83,41 anos) do que para os homens (77,74 anos). No entanto, essa diferença tem vindo a diminuir sendo agora de 5,67 anos, quando nos últimos números apresentados (2008/2010) eram de 6,02.

Nos dados, também ontem lançados pela Lusa, na região Norte situam-se os valores mais elevados da esperança de vida à nascença para toda a população e para os homens, partilhando com o Centro o valor mais elevado para as mulheres. Também é no Norte que se observa a menor diferença entre os dois sexos (5,53 anos). Os dados referem ainda que a esperança de vida aos 65 anos em Portugal atingiu 19,45 anos para o total da população, sendo que os homens podem esperar viver, em média, mais 17,55 anos e as mulheres mais 20,81 anos, o que representa um ganho de 0,81 e de 0,78 anos, respectivamente, face a 2008/2010. No Norte também aqui há boas notícias já que é nesta região que se verificaram as menores diferenças entre os dois sexos (3,11 anos) para a longevidade aos 65 anos.
Que evolução... que longividade se nos lembrarmos destes números no início do século passado em que as manchetes de jornais diziam que as mulheres e os homens com quarenta e poucos anos eram... idosos!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho