38 anos de Amanhecer
Ideias
2017-09-14 às 06h00
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Jun-cker, afirmou ontem que para ele “a Europa é mais do que um mero mercado único. É mais do que dinheiro, mais do que o euro. Foi sempre uma questão de valores”.
Apesar de ter percorrido todas as áreas no seu longo discurso do Estado da União, Juncker mostrou que quer uma Europa ainda mais solidária uma vez que agora os ventos correm a favor:
“A Europa tem novamente o vento a seu favor. Contudo, nada alcançaremos se não aproveitarmos os ventos favoráveis (...) Devemos traçar o rumo para o futuro”.
Esse tal futuro ainda mais solidário e onde queremos mais.
E Juncker acredita que a União Europeia poderá evoluir até 2025 e por isso apresentou o seu Roteiro para uma União mais coesa, mais forte e mais democrática.
Tudo está a correr no bom caminho. “Dez anos após o início da crise, a economia europeia está finalmente em recuperação, tendo sido, assim, restabelecida a confiança. Os 27 líderes da UE, o Parlamento e a Comissão voltaram a colocar a Europa no cerne da União. Juntos estamos a restabelecer a unidade da União”.
Do seu longo discurso foram dezenas e dezenas de temas abordados. Poderia referir muitos deles, ou quase todos, pela sua actualidade, validade e interesse mas há dois muito solidários:
Luta contra as alterações climáticas, “perante a falta de ambição demonstrada pelos Estados Unidos, cabe à Europa assegurar que tornamos o nosso planeta de novo grande”. E a migração: “a Europas é e deve continuar a ser o continente da solidariedade, um local onde as pessoas que fogem de perseguições podem encontrar refúgio”.
Assim é que é falar. Somos Europa. Somos União.
18 Janeiro 2021
17 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário