Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Eurobarómetro dá vitória ao PS

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

Eurobarómetro dá vitória ao PS

Ideias

2019-02-20 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

O Parlamento Europeu tornou público na segunda-feira uma sondagem de opinião sobre as eleições europeias de Maio próximo. Num extenso trabalho de 161 páginas em que apresenta as tendências de todos os países da União Europeia, as intenções de voto em Portugal, realizadas no passado dia 24 de Janeiro (pela Aximage), dão uma vitória ao PS, com 38,5%, seguindo-se o PSD com 23,4%. Em termos de deputados eleitos para o Parlamento Europeu a sondagem do eurobarómetro dá 9 eurodeputados ao PS (mais um que em 2015), 6 ao PSD (igual), 3 à CDU (igual), 2 ao CDS/PP (mais um que em 2015) e 1 ao BE (igual).
Isto significa que os dois deputados eleitos pelo Movimento Partido da Terra (Marinho e Pinto e José Inácio Faria) não irão continuar em Bruxelas. Os lugares dos dois deputados foram assim ‘roubados’ pelo PS e pelo CDS/PP.

Ainda há a registar nestas projecções a presença do PAN (2,4%) e da Aliança (1,4%) que não conseguem eleger qualquer eurodeputado. Em termos europeus vamos assistir a algumas mudanças e a algumas surpresas, a confirmarem-se estas sondagens. Isto traduzido por grupos no Parlamento Europeu significa que os deputados do PS vão para o S&D (Aliança Progressista dos Socialistas Democratas que, pelas contas totais passam de 186 para 135, perdendo 51 lugares), os deputados do PSD e do CDS/PP ocupam lugar no EPP (Partido Popular Europeu, que perde 31 deputados, de 217 para 183) e por fim os deputados da CDU e do BE ocupam o grupo GUE/NGL (Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, a única que incluindo portugueses ganha quatro deputados: de 42 para 46). É evidente que vão aparecer novos grupos e podem ser alterados estes ‘casamentos’ mas tudo está em aberto. O importante é mesmo votar no dia 26 de Maio... e não deixar os populismos entrar em alta!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

02 Junho 2020

O PS e as presidenciais

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho