38 anos de Amanhecer
Ideias
2019-02-20 às 06h00
O Parlamento Europeu tornou público na segunda-feira uma sondagem de opinião sobre as eleições europeias de Maio próximo. Num extenso trabalho de 161 páginas em que apresenta as tendências de todos os países da União Europeia, as intenções de voto em Portugal, realizadas no passado dia 24 de Janeiro (pela Aximage), dão uma vitória ao PS, com 38,5%, seguindo-se o PSD com 23,4%. Em termos de deputados eleitos para o Parlamento Europeu a sondagem do eurobarómetro dá 9 eurodeputados ao PS (mais um que em 2015), 6 ao PSD (igual), 3 à CDU (igual), 2 ao CDS/PP (mais um que em 2015) e 1 ao BE (igual).
Isto significa que os dois deputados eleitos pelo Movimento Partido da Terra (Marinho e Pinto e José Inácio Faria) não irão continuar em Bruxelas. Os lugares dos dois deputados foram assim ‘roubados’ pelo PS e pelo CDS/PP.
Ainda há a registar nestas projecções a presença do PAN (2,4%) e da Aliança (1,4%) que não conseguem eleger qualquer eurodeputado. Em termos europeus vamos assistir a algumas mudanças e a algumas surpresas, a confirmarem-se estas sondagens. Isto traduzido por grupos no Parlamento Europeu significa que os deputados do PS vão para o S&D (Aliança Progressista dos Socialistas Democratas que, pelas contas totais passam de 186 para 135, perdendo 51 lugares), os deputados do PSD e do CDS/PP ocupam lugar no EPP (Partido Popular Europeu, que perde 31 deputados, de 217 para 183) e por fim os deputados da CDU e do BE ocupam o grupo GUE/NGL (Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, a única que incluindo portugueses ganha quatro deputados: de 42 para 46). É evidente que vão aparecer novos grupos e podem ser alterados estes ‘casamentos’ mas tudo está em aberto. O importante é mesmo votar no dia 26 de Maio... e não deixar os populismos entrar em alta!
18 Janeiro 2021
17 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário