O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias
2018-05-11 às 06h00
O Minho tem dois faróis. Mas só um está aberto ao público e, entre amanhã e 20 de Maio, podemos fazer uma visita gratuita no âmbito das comemorações do Dia da Marinha. Falo naturalmente do Farol de Montedor, que se situa a oito quilómetros a norte de Viana do Castelo e do qual já falei no início do ano a propósito das visitas aos faróis portugueses e de estes se tornarem moda. Este farol recebeu, em 2017, a visita de 2301 pessoas. Entrou em funcionamento em 1910, tem 28 metros de altura e... merece uma visita, tanto mais que, nos próximos nove dias, pode ser feita gratuitamente, entre as 14 e as 17 horas.
O ano passado foram cerca de 74 mil pessoas que visitaram os 28 faróis abertos ao público em Portugal, se bem que em todo o país existem 53 faróis (30 no Continente, 16 nos Açores e sete na Madeira). No Minho, para além do Farol de Montedor existe o Farol de Esposende, mas que se encontra fechado ao público. Entrou em funcionamento a 10 de Abril de 1925, tem 15 metros de altura e tem como característica um sinal sonoro que está activo desde 1996 e que é sobejamente conhecido para quem visita aquela zona. Em 2003, ficou sem faroleiros e passou a estar a cargo do Farol de Montedor.
Todos os nossos faróis têm a sua história e merecem a sua visita e por isso é bom aproveitar estes dias para o fazer. Um conselho: uma visita ao Farol de Leça, que também não fica assim tão longe. Aliás, toda a história da Península Ibérica, banhada pelo Oceano Atlântico, está repleta de histórias de faroleiros e de faróis. Portugal e a Galiza têm muitas lendas e histórias. E que digam, por exemplo, os nossos amigos galegos em relação à Costa da Morte, onde são dezenas e dezenas de faróis com tanto para contar. Esta também pode ser uma viagem a fazer um dia...
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário