O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias
2018-01-05 às 06h00
Quase 74 mil pessoas visitaram em 2017 os faróis portugueses. Um aumento de mais de nove mil pessoas em relação a 2016 (73.892 contra 64.420). Actualmente existem em Portugal 53 faróis (30 no Continente, 16 nos Açores e sete na Madeira) mas só 28 deles estão abertos ao público. No Minho existem dois faróis: Esposende e Montedor. O primeiro está fechado ao públi- co mas é sobejamento conhecido: entrou em funcionamento a 10 de Abril de 1925, tem 15 metros de altura e tem como característica um sinal sonoro que está activo desde 1996. Em 2003 ficou sem faroleiros e passou a estar a cargo do Farol de Montedor.
Farol de Montedor, que se situa a oito quilómetros a norte de Viana do Castelo, é o único, no Minho, que pode ser visitado. Em 2017 recebeu a visita de 2301 pessoas. Entrou em funcionamento em 1910, tem 28 metros de altura e... merece uma visita. Aliás, as histórias dos faróis, não só do norte de Portugal como da Galiza, merecem ser conhecidas. Não faltam documentos, folhetos, revistas e livros sobre o assunto e, mesmo com tempo, os faróis da Galiza, concretamente os da Costa da Morte, têm roteiros fabulosos para se perderem alguns dias a visitá-los.
Por cá, dos 28 faróis abertos ao público, o farol da Ponta do Pargo, na Madeira, foi o que mais visitas recebeu: 14.232, seguindo-se os faróis de Aveiro (9.723) e Santa Maria (7.056). Segundo os dados que podemos encontrar no sítio da Autoridade Marítima Nacional, os 15 faróis abertos no continente receberam 41.738 visitas. Mais de 20 mil visitaram os dois faróis abertos na Madeira e perto de 11 mil estiveram nos 11 faróis existentes nos Açores. Faróis que nos guiam, repletos de histórias e que valem bem a pena uma visita. Aqui fica a sugestão!
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário