Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Feiras Sustentáveis

A praia: um lugar ameaçado de extinção

Feiras Sustentáveis

Ideias

2023-10-04 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

Na continuação da crónica anterior, relembro que abordei a campanha da Braval “Festa Sustentáveis”, hoje vou falar sobre a nossa campanha “Feira Sustentável.
A Campanha “FEIRA SUSTENTAVEL” arrancou no passado dia 23 de setembro na Feira de Vila Verde, já passou por Vieira do Minho e precisamente hoje está em Amares e amanhã, na Feira da Póvoa de Lanhoso
O mote para estas ações de sensibilização é passar a mensagem de que separar os resíduos é fundamental, não apenas em casa, mas em locais onde há grande concentração de pessoas e, por consequência, de resíduos.
Esta campanha prevê a presença numa Feira Semanal, em cada um dos concelhos abrangidos pela Braval, brevemente chegará à Feira de Terras de Bouro e Braga.
No início da Feira, os promotores abordam os feirantes, sensibilizando-os para a separação de resíduos e fornecendo sacos azuis e amarelos, para a separação de plástico e cartão. No final da feira, ao levarem os resíduos separados ao Braval Point, que estará instalado recinto da feira, onde recebem um brinde pela separação. No entanto, no Braval Point, feirantes e clientes também podem ganhar outros brindes, respondendo a algumas perguntas sobre reciclagem, para além de testar conhecimentos, muitas dúvidas são esclarecidas.
Claro que estas medidas só terão sucesso se feirantes tiverem vontade de colaborar, não deixando lixo no chão e depositando-o nos contentores adequados, separando os recicláveis para um ecoponto. O objetivo é mostrar aos feirantes que não é ua tarefa complicada, de modo a que adquiram hábitos de separação e de correta acomodação dos resíduos.
Como expliquei na crónica anterior, as palavras “educação e sensibilização ambiental” estão na base da missão da Braval, acreditamos que só através dela é possível mudar mentalidades e consequentemente comportamentos, no fundo, só assim se consegue atingir os resultados previstos nas metas definidas para o país.
A Missão da Braval passa pela melhoria da qualidade de vida ambiental dos munícipes de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.
Desde a sua criação que a Braval aposta fortemente na educação/sensibilização ambiental, em especial junto das escolas (alunos e professores) que, por sua vez, a levarão às famílias.
No entanto, há outros públicos, que produzem enormes quantidades de resíduos, que devem também ser aposta desta educação e sensibilização ambiental.
É cada vez maior o número de portugueses que separam os resíduos de embalagens em suas casas. Ora, se a maior parte dos portugueses já separam, em casa, temos de apostar na separação de resíduos noutros espaços: empresas, espaços públicos, eventos, espaços comerciais. Só com a contribuição da separação dos resíduos produzidos nestes locais se poderá continuar a superar as metas globais de reciclagem.
Os cidadãos estão e bem, cada vez mais exigentes, reivindicativos e críticos, no entanto, acabamos sempre por assistir a situações de grande falta de cidadania, falta de civismo e falta de cuidado do espaço comum e do saber-estar em sociedade.
Qualquer melhoria em termos de resíduos só será possível com a colaboração de todos.
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho