Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Feliz Natal

Sinais de pontuação

Ideias

2016-12-23 às 06h00

Paulo Monteiro

O fim-de-semana que se aproxima é de família. É de união. É de alegria pelos reencontros que proporciona. É Natal. O Natal que devia ser todos os dias mas não é. Há-de ser um dia...
E porque o tempo é de festa, nesta quadra natalícia nada melhor do que recordar aqui uma lenda muito antiga, provavelmente com origem na Áustria, mas que diz muito... e que tem como título ‘A lenda da vela de Natal’:

“Era uma vez um pobre sapateiro que vivia numa cabana, na encruzilhada de um caminho, perto de um pequeno e humilde povoado. Como era um homem bom e queria ajudar os viajantes, que à noite por ali passavam, deixava na janela da sua casa, uma vela acesa todas as noites, de modo a guiá-los. E apesar da doença e da fome, nunca deixou de acender a sua vela. Veio então uma grande guerra, e todos os jovens partiram, deixando a cidade ainda mais pobre e triste. As pessoas do povoado ao verem a persistência daquele pobre sapateiro, que continu-ava a viver a sua vida cheio de esperança e bondade, decidiram imitá-lo e, naquela noite, que era a véspera de Natal, todos acenderam uma vela em suas casas, iluminando todo o povoado. À meia-noite, os sinos da igreja começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra tinha acabado e os jovens regressavam às suas casas!

Todos gritaram: “É um milagre! É o milagre das velas!”. A partir daquele dia, acender uma vela tornou-se tradição em quase todos os povos, na véspera de Natal.”
Desejo a todos que o ‘Correio do Minho’ seja também uma vela que todos os dias lhe faça companhia com boas notícias.
Um Feliz Natal!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.