Correio do Minho

Braga, terça-feira

Festas e festinhas?!...

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Ideias

2017-10-03 às 06h00

Paulo Monteiro

Os eleitores do concelho de Braga decidiram, no domingo, exercer o seu direito de voto e dar uma nova maioria - e reforçada - ao actual presidente. Ricardo Rio viu esse reforço traduzido na sua equipa de vereadores já que passou a ter mais um elemento: o actual líder da JSD, João Rodrigues.

Só o simples facto de ter mais 4.521 votos do que em 2013 (49.092 no domingo, 52,05% contra 44.571, em 2013, 46,71%) traduz claramente que os bracarenses gostaram dos quatro anos de mandato, fizeram um balanço positivo e que afinal as ‘festas e festinhas’ agradaram e foram escolhas acertadas. Pelos vistos a contestação não se traduziu nas urnas e a promoção do concelho nos eventos desportivos (Volta a Portugal em Bicicleta, Rally de Portugal, por exemplo, entre outros) e as festas que chamaram milhares e cada vez mais milhares de turistas a Braga (São João, Noite Branca, Braga Romana, por exemplo) receberam a aprovação dos eleitores.

Mas há mais: o sétimo vereador não vai trazer descanso, antes pelo contrário. Ricardo Rio vai dar um novo pelouro a João Rodrigues. Um pelouro com responsabilidade e que tem originado as maiores críticas do mandato: a Gestão Urbana. Tenho a certeza que esta será mais uma das grandes preocupações do executivo e vamos ver uma cidade mais cuidada, mais atenta, mais limpa e preocupada com os detalhes.

Afinal é nisto que dá a maioria: mais trabalho em prol dos bracarenses, legitimado através do voto.
Só tenho pena é que a abstenção, em Braga, tenha sido contrária ao resto nacional... Acabaram por votar 57,63% dos bracarenses contra 59,89%, em 2013...
Mas também peço uma oposição mais atenta e interventiva porque Braga também precisa disso!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

25 Setembro 2018

Traição, dizem eles!

25 Setembro 2018

As receitas do IVA

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.