Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Fogo, beatas e multas...

A saia comprida

Fogo, beatas e multas...

Ideias

2019-09-04 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Tudo o que faz fogo queima... e pode queimar mato ou a própria carteira.
Comecemos pela carteira: a lei que aprova medidas para recolha e tratamento dos resíduos de tabaco e pune com coimas entre 25 e 250 euros quem atirar beatas para a via pública foi ontem publicada em Diário da República. A partir de hoje as pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros contendo produtos de tabaco passam a ser equiparadas a resíduos sólidos urbanos e, por isso, fica proibido o seu “descarte em espaço público”. Uma grande medida. Uma excelente medida. É preciso, agora, existir fiscalização. E mais: uma vigilância muito apertada para os que não cumprirem as regras e as leis. E mais ainda: aqui está uma bela fórmula de se encherem os cofres do Estado que bem precisa... É que os gestos de atirar um cigarro para a rua não vão desaparecer facilmente. Esta é uma das multas que deve ser aplicada seguindo o critério... é fácil e dá milhões.

Como há outras, muitas outras, que podiam encher os cofres do Estado. Por exemplo, o circular pela esquerda ou pela via do meio nas auto-estradas. São às centenas. Mais multas fáceis para aplicar. Mas voltemos ao assunto... para falar do fogo e do perigo dos incêndios. As temperaturas em Setembro estão terríveis, ultrapassando os 30 graus e podem vir aí maus momentos (esperemos que não). O Governo não teve meias medidas e declarou ontem a situação de alerta de agravamento do risco de incêndio florestal desde as zero horas de hoje até às 23,59 horas de domingo. É bem preciso. E também aqui devemos punir fortemente quem provoca incêndios, que continuo a pensar que a maioria deles são fogos postos... Temos de estar em alerta e denunciar mesmo quem faz mal à nossa terra!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho