Cidadania ou o atrevimento da ignorância (1)
Ideias
2024-02-21 às 06h00
Por mais que alguns queiram fazer uma leitura a nível nacional, que também existe, é claro que o 18-F foi uma vitória sobretudo para Alfonso Rueda, que em poucos anos soube implementar o seu estilo particular de fazer política e conseguiu preencher o grande vazio deixado na Galiza e no PPdeG por uma hiperliderança como a de Alberto Núñez Feijóo, que partiu para Madrid para liderar o partido conservador.
Agora ninguém poderá chamar Rueda de presidente por acidente (“o substituto”, diziam alguns de forma depreciativa), mas ele o faz por mérito próprio. O seu triunfo é claro e incontestável.
Fora isso, o dia das eleições do último domingo também reafirmou a figura da nacionalista Ana Pontón, que, embora no final não seja presidente, levou o BNG a um resultado histórico. Se não conseguiu, foi por causa do colapso do PSOE, que colheu alguns resultados preocupantes. Os socialistas galegos terão de meditar – e muito – sobre o seu futuro. Em uma década e meia, passaram de 25 representantes na Câmara galega para apenas 9. Falta unidade e perseverança, porque cada vez que há eleições apresentam um candidato diferente. E por isso é difícil consolidar qualquer projecto.
*’Estilo’ Rueda ganhou
26 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário