Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Ganó el estilo Rueda*

Em Abril, sonhos mil!

Ganó el estilo Rueda*

Ideias

2024-02-21 às 06h00

Alfonso Riveiro Alfonso Riveiro

Por mais que alguns queiram fazer uma leitura a nível nacional, que também existe, é claro que o 18-F foi uma vitória sobretudo para Alfonso Rueda, que em poucos anos soube implementar o seu estilo particular de fazer política e conseguiu preencher o grande vazio deixado na Galiza e no PPdeG por uma hiperliderança como a de Alberto Núñez Feijóo, que partiu para Madrid para liderar o partido conservador.
Agora ninguém poderá chamar Rueda de presidente por acidente (“o substituto”, diziam alguns de forma depreciativa), mas ele o faz por mérito próprio. O seu triunfo é claro e incontestável.

Fora isso, o dia das eleições do último domingo também reafirmou a figura da nacionalista Ana Pontón, que, embora no final não seja presidente, levou o BNG a um resultado histórico. Se não conseguiu, foi por causa do colapso do PSOE, que colheu alguns resultados preocupantes. Os socialistas galegos terão de meditar – e muito – sobre o seu futuro. Em uma década e meia, passaram de 25 representantes na Câmara galega para apenas 9. Falta unidade e perseverança, porque cada vez que há eleições apresentam um candidato diferente. E por isso é difícil consolidar qualquer projecto.


*’Estilo’ Rueda ganhou

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho