O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias
2018-05-22 às 06h00
O ano de 2017 nunca mais vai sair da nossa memória. Foi um ano cruel que matou e queimou... Mais de 100 mortos e milhares de hectares ardidos.
Em Junho de 2017, os incêndios que deflagraram na zona de Pedrogão Grande provocaram 66 mortos e mais de 250 feridos. Na madrugada de 16 de Outubro, morreram 45 pessoas e cerca de 70 ficaram feridas. Mais de 500 mil hectares de área ardida e mais de 1000 casas destruídas. Ainda recordamos todos esses dias trágicos como se fossem hoje. Mas todos também estamos de acordo: o que aconteceu não pode voltar a acontecer. E é preciso recordar para não esquecer.
Por isso, há gestos simples mas que caem bem. No domingo, a SIC exibiu em directo do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a sua XXIII edição dos Globos de Ouro e durante o espectáculo, a determinada altura, fez- -se silêncio: começaram a aparecer as imagens daqueles que tinham partido em 2017, do mundo da música, das artes, do cinema, do desporto. Tudo gente conhecida. E, no final, apareceu a terrível imagem dos carros queimados na Estrada Nacional 236... logo a seguir uma floresta cheia de árvores verdes. Foi aí que começaram a surgir os nomes de todos aqueles que faleceram nos incêndios de Junho e de Outubro. Uma simples, mas bonita homenagem a tantos que nesse dia queriam desesperadamente fugir das chamas, mas não conseguiram e foram apanhados pelo fogo.
Há gestos simples que valem muito. E há outros gestor, como os da prevenção, que podem valer o salvar de muitas vidas. Junho de um novo ano é já ali. Esperemos que não venham mais desgraças. Já estamos fartos delas e ninguém as merece!
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário