Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Gestos simples mas que ficam muito bem

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2018-05-22 às 06h00

Paulo Monteiro

O ano de 2017 nunca mais vai sair da nossa memória. Foi um ano cruel que matou e queimou... Mais de 100 mortos e milhares de hectares ardidos.
Em Junho de 2017, os incêndios que deflagraram na zona de Pedrogão Grande provocaram 66 mortos e mais de 250 feridos. Na madrugada de 16 de Outubro, morreram 45 pessoas e cerca de 70 ficaram feridas. Mais de 500 mil hectares de área ardida e mais de 1000 casas destruídas. Ainda recordamos todos esses dias trágicos como se fossem hoje. Mas todos também estamos de acordo: o que aconteceu não pode voltar a acontecer. E é preciso recordar para não esquecer.

Por isso, há gestos simples mas que caem bem. No domingo, a SIC exibiu em directo do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a sua XXIII edição dos Globos de Ouro e durante o espectáculo, a determinada altura, fez- -se silêncio: começaram a aparecer as imagens daqueles que tinham partido em 2017, do mundo da música, das artes, do cinema, do desporto. Tudo gente conhecida. E, no final, apareceu a terrível imagem dos carros queimados na Estrada Nacional 236... logo a seguir uma floresta cheia de árvores verdes. Foi aí que começaram a surgir os nomes de todos aqueles que faleceram nos incêndios de Junho e de Outubro. Uma simples, mas bonita homenagem a tantos que nesse dia queriam desesperadamente fugir das chamas, mas não conseguiram e foram apanhados pelo fogo.
Há gestos simples que valem muito. E há outros gestor, como os da prevenção, que podem valer o salvar de muitas vidas. Junho de um novo ano é já ali. Esperemos que não venham mais desgraças. Já estamos fartos delas e ninguém as merece!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.