Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Grande Laboratório 7 da Rede de Pequenos Cientistas

Beco sem saída

Voz às Escolas

2015-05-04 às 06h00

Jorge Saleiro Jorge Saleiro

É já no próximo dia 6 de junho que se irá realizar a sétima edição do Grande Laboratório da Rede de Pequenos Cientistas.
Iniciado em 2008 na Escola Secundária de Barcelos, com o objetivo de despertar os jovens para a investigação, para a pesquisa e para a prática laboratorial, este projeto é um dos mais marcantes eventos de promoção, divulgação e aplicação de ciência. Desde o início, a Rede de Pequenos Cientistas tem vindo a ganhar cada vez maior notoriedade e a alicerçar um trabalho continuado, diversificado e de qualidade inequívoca.

Desde sempre pleno de dinâmica, a ação deste projeto adquiriu uma dimensão notável a partir do momento em que Renata Gomes se tornou sua madrinha. Esta cientista portuguesa, barcelense, premiada e reconhecida mundialmente, foi considerada recentemente como o primeiro talento que o nosso país precisa fazer regressar, encabeçando uma lista de 50 personalidades portuguesas que fazem a diferença fora do país, publicada no jornal i.

Foi com o seu contributo que as duas últimas edições do Grande Laboratório puderam contar com a presença de dois galardoados com o Prémio Nobel. Em 2013 esteve presente o Professor Doutor Oliver Smithies, Prémio Nobel da Medicina em 2007 e, em 2014, o Professor Jean-Marie Lenh, Prémio Nobel da Química em 1987.

Estes dois vultos da ciência estiveram a acompanhar as atividades dos alunos e a prestar o seu testemunho sobre o seu trabalho a uma plateia de alunos, professores e convidados, concretizando momentos únicos e privilegiados para a escola pública.
A qualidade das participações de cientistas e investigadores nacionais, nos sucessivos Grandes Laboratórios, tem sido de altíssimo nível e, na edição de 2015, assim continuará, em conjunto com a participação de ilustres cientistas estrangeiros.

Do programa deste ano, para além da participação das equipas de alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, destacam-se uma série de notáveis eventos e intervenções. Realizar-se-á a palestra transversal “Os Cientistas Militares - Militares na Ciência, Medicina e Engenharia”, com intervenções do Tenente Doutor João Mesquita, Médico Aeronáutico da Força Aérea Portuguesa; do Tenente Doutor Gonçalo Correia, Engenheiro Aeronáutico da Força Aérea Portuguesa; e do Coronel Doutor Nick Baveystock, Diretor Geral da Ordem de Engenheiros Civis e membro do Exército Britânico, que abordará o tema ‘Criar paz com engenharia na Guerra’. Ocorrerá uma outra palestra transversal ‘Os Óscares da Ciência na RPC - Como se criam Heróis com Ciência’, com a participação da Professora Doutora Tara Moore, Vice Diretora do Centro de Investigação Biomédica da Universidade de Ulster, Irlanda; da Doutora Ceri Lewis, Bióloga Marinha e Exploradora do Ártico, da Universidade de Exeter, Inglaterra, e da Doutora Renata Gomes, Cientista Sénior, do King’s College London, Inglaterra, que falará sobre ‘Como Remendar Corações Partidos!’.

Uma outra iniciativa de relevo que constará do programa deste ano é o Workshop de profissões - ‘Speed dating com universitários’, em que estudantes de várias áreas das Ciências, vindo de diferentes Universidades portuguesas, falarão com os estudantes, tentando esclarecer as suas dúvidas e curiosidades. Este projeto, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, tem um programa abrangente e ambicioso, só possível pelo envolvimento exemplar dos docentes que acompanham as equipas, pelo entusiasmo dos alunos participantes, pela perseverança da equipa organizadora, coordenada pela Doutora Paula Gomes e pela confiança que o trabalho realizado até agora gerou junto dos patrocinadores e apoiantes, de que destacamos o apoio convicto da Câmara Municipal de Barcelos.

Existe muito mais a dizer e a descobrir sobre este projeto. Uma das atividades concretizadas recentemente foi o lançamento da sua página na internet, em redepequenoscientistas.com. Aqui poderão aceder a informação pormenorizada sobre o projeto, ao seu historial, às suas iniciativas, a notícias relativas à sua ação e ao programa integral do Grande Laboratório 7.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho