Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Green Cork – projeto de reciclagem de rolhas de cortiça

Nunca é tarde para ser feliz

Green Cork – projeto de reciclagem de rolhas de cortiça

Escreve quem sabe

2019-06-15 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

O Green Cork é um projeto da Quercus que pretende, além de recolher rolhas e financiar a reflorestação, contribuir para a construção duma comunidade ativa, responsável e em sintonia com o espírito da economia circular.
Implementado desde 2008, o Green Cork é o projeto da Quercus de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem. É desenvolvido em parceria com a Amorim, o Continente, escolas, escuteiros, municípios, empresas de recolha de resíduos, adegas, produtores de vinho e outras entidades que localmente tornam este projeto um sucesso. Tem por objetivos principais recolher rolhas e financiar a plantação de árvores autóctones através do Floresta Comum. O Green Cork é um projeto que funciona em ciclo, da árvore vem a cortiça, a reciclagem dá novos usos à cortiça que antes estava na rolha, e ainda permite que se plantem novas árvores. O que vem da natureza volta à natureza.
Depois de ser tirar a rolha da garrafa, a cortiça entra em contacto com o ar e aí podem ser desenvolvidos fungos e bactérias que impedem que seja reutilizada numa escala industrial noutras garrafas. A única solução para a cortiça da rolha é reutiliza-la em produtos artesanais ou reciclá-la. A cortiça reciclada nunca é usada em rolhas mas sim numa série de outros produtos onde as suas virtudes são vantagens, tais como a elasticidade, aderência, compressibilidade, longevidade, resistência ao fogo, permeabilidade ao gás e líquidos, e aparência natural.

Depois de recolhidas, as rolhas de cortiça vão para a unidade de reciclagem de cortiça. Descarregadas as rolhas é necessário fazer uma triagem manual para se verificar a qualidade e estado das rolhas, assim como retirar possíveis contaminantes como rolhas de plásticos, tampinhas de garrafas ou outros que são colocados nos rolhinhas. Depois as rolhas são trituradas para voltarem a integrar o processo produtivo de outros produtos que são feitos a partir de cortiça granulada. Quando os granulados estão muito marcados com tintas, vinho e odores, têm que passar uma série de tratamentos de lavagem e desinfeção. Os granulados de cortiça são utilizados numa variedade de enorme de produtos desde revestimentos até produtos de design ou em transportes tão variados como metropolitanos e vaivéns aeroespaciais.

Colaborar com a Quercus e participar no Green Cork é simples, é só guardar as rolhas de cortiça e entregá-las num dos pontos de entrega do projeto. 2012 foi o ano em que se recolheram mais rolhas de cortiça em Portugal, mas mesmo assim, num mercado onde entram cerca de 320 milhões de rolhas por ano, o Green Cork não atingiu 6% de recolha dessas rolhas. Se 6% parece pouco, na realidade é muito. Representa o esforço voluntário de uma comunidade que se envolveu de mangas arregaçadas na valorização dum produto português e na floresta autóctone. Ainda se podem recolher muitas mais rolhas e plantar muitas mais árvores.
No ano 2013, o Green Cork foi honrado pela União Europeia como um dos melhores projetos de combate às alterações climáticas no âmbito no concurso “Um Mundo que me Agrada”.
Através deste projeto, a Quercus pretende ainda preservar o sobreiro e a floresta autóctone em geral, contribuir para a redução de resíduos, defender a rolha de cortiça como produto ecológico e promover uma maior consciencialização da sociedade para a preservação da Natureza.

No ano passado, em 2018, foram entregues pelos portugueses para reciclagem, no âmbito do projeto Green Cork, um total 30.527 Kg de rolhas de cortiça. O total de rolhas de cortiça entregues para reciclagem desde 2009, início do projeto, até final de 2018 foi de 380.000 kg e mais de 80% do total de rolhas entregues foi por via do Continente.
O número total de plantas distribuídas e plantadas, com o financiamento do Green Cork foi de 828.751 plantas florestais autóctones.
Uma das iniciativas do projeto Green Cork é o programa Green Cork Escolas, implementado desde o ano letivo de 2008/09. Este programa conta com a participação de jardins de infância, escolas, agrupamentos escolares e IPSS de todas as partes do país, e visa envolver esta comunidade no projeto Green Cork.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.