Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Gualdim Pais: 900 anos do seu nascimento

O espantalho

Gualdim Pais: 900 anos do seu nascimento

Ideias

2018-11-07 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Onde e quando nasceu Gualdim Pais? Para sermos verdadeiros... não sabemos. E porque ninguém sabe com exactidão nem o local nem o dia ou ano é que muitos concelhos do distrito de Braga andam sempre a reclamar para si a paternidade do mestre da Ordem do Templo em Portugal (1118-2018).
Mas de uma coisa temos a certeza: Amares foi palco do encerramento das Jornadas Gualdinianas. E foi palco de uma lição de história. De uma grande lição de história sobre Gualdim Pais, o que se sabe dele e o que não se sabe. Mário Jorge Barroca, professor catedrático da Universidade do Porto, Viriato Capela, professor catedrático na Universidade do Minho e o escritor Cunha de Leiradella, foram convidados para falar de Gualdim Pais. Cada um mostrou a sua versão da história, os seus argumentos e as suas investigações... Três excelentes discursos.

Três excelentes argumentos. Mas... nenhum deles ali foi dizer taxativamente... “Gualdim Pais nasceu em Amares”. Não o podiam ter dito. E Amares, ao organizar estas jornadas de encerramento, demonstrou o quanto é bonito viver em democracia, falar em democracia, pensar em democracia. Amares mostrou ser um concelho verdadeiramete democrático. É que, mesmo em democracia, podia “puxar a brasa à sua sardinha”. Mas não o fez. Em casa deixou os historiadores falar. E, em casa, quis dar a todos os presentes uma lição de história. E que história. E que lição! Parabéns Amares!
E, para bem da verdade histórica, o melhor mesmo é dizer que Gualdim Pais era natural de Braga, que foi criado por D. Afonso Henriques e por ele armado cavaleiro. O natural de Braga não significa cidade mas significa a zona de Braga. Qual? Só ele, Gualdim Pais sabe...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho