38 anos de Amanhecer
Ideias
2019-04-25 às 06h00
Eu era jovem mas lembro- -me perfeitamente deste dia... Era uma quinta-feira e acordei várias vezes ao longo da noite. O facto de não ter feito os trabalhos de casa de Matemática ‘pesava’ na consciência e já sabia o que me iria acontecer: um grande discurso por parte do professor e umas boas reguadas por não ter feito os exercícios. Ainda pensava no assunto quando oiço um toque na parede, sinónimo de despertador. Eram horas de levantar e ir para as aulas. Lá ‘corri’, como sempre, para o cimo da rua para ‘apanhar’ boleia do meu professor de Desenho. Tinha uma Peugeot 404 e todos os dias da semana lá íamos sete na carrinha para a escola. Andávamos na mesma turma. A primeira aula era de... matemática. O professor nunca faltou mas... nesse dia, depois do toque dos cinco minutos não apareceu. Respirei de alívio. Era milagre?!... Comecei então a assistir a um movimento nada habitual na escola, muita correria, muitos pais a ir buscar os filhos. Fui para a segunda aula: desenho, mas... acabamos por ter uma aula do que se estava a passar e de... Democracia. Estava a decorrer umas revolução em Portugal. O Movimento das Forças Armadas derrubou o Governo de Marcelo Caetano, pondo fim a 48 anos de regime ditatorial. A sala ia ficando vazia, os pais dos nossos colegas entravam pela sala dentro e levavam os filhos. Mas não havia perigo. Pediam para termos calma. Já nessa altura tínhamos ‘fake news’: “há liceus a arder e muitos mortos...”. Tudo mentira. Uma revolução sem sangue. Só com cravos. Nesse dia não tive mais aulas. Regressamos todos a casa. Acompanhamos pela RTP as notícias. À tarde fomos todos jogar à bola. Nunca vi a rua onde morava com tanta gente. Foi assim que chegou a revolução. Cheia de gente, cheia de alegria e cheia de liberdade. Ah... nunca mais tive aulas com o professor de Matemática. Era informador da PIDE. Suicidou-se dias depois!
18 Janeiro 2021
17 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário