Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Habemus Ursula

1.758.035 votos de confiança

Habemus Ursula

Ideias

2019-07-17 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Ursula Von der Leyen é a nova presidente da Comissão Europeia depois de ontem ter recebido 383 votos a favor, conquistando a maioria absoluta por apenas nove votos. Mas já diz o ditado que por um se ganha, por um se perde, e a eleição está garantida a esta alemã... nascida em Bruxelas. Parece que tinha o destino traçado, regressar à ‘casa mãe’. Ursula é conservadora e substitui a 1 de Novembro o luxemburguês Jean-Claude Juncker. Ursula é feminista mas acima de tudo europeista convicta e sempre a lutar por mais e mais Europa. Aliás, a União Europeia está-lhe no sangue... o pai trabalhou na Comissão Europeia, antes de regressar à Alemanha, como deputado da Baixa Saxónica (tinha a filha já 12 anos). Diria mesmo que Ursula defende o federalismo já que muitas vezes se ouviu falar em ‘Estados Unidos da Europa’. É bom. É mais Europa, mais união mais solidariedade, mais desenvolvimento.

Os três grandes grupos no Parlamento Europeu acabaram por aceitar os seus argumentos e a maioria deles votaram nesta alemã de 60 anos que promete muito. Pelo menos já contribuiu para acabar de vez com uma possível crise institucional (se não fosse eleita) e que alguns estariam à espera. Mas a maioria venceu, o consenso foi maior e agora é trabalhar afincadamente nos próximos cinco anos mostrando os seus ideais e as suas convicções. Vamos esperar que esta mulher, mãe de sete filhos, e com uma carreira riquissima desempenhe um excelente papel na Comissão Europeia. A Europa precisa, todos precisamos, pois o caminho é para a frente, de progresso e de mais união, sempre de mais união. Pode ser que a sua entrada tardia na política activa (em 2013) seja um forte motivo para mostrar todo o seu amor pela Europa!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho