Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Hipnose Clínica – a desmistificação e os seus benefícios

A saia comprida

Hipnose Clínica – a desmistificação e os seus benefícios

Voz à Saúde

2020-05-26 às 06h00

Ricardo Pinto Ricardo Pinto

A Hipnose Clínica ou Hipnoterapia é um estado alterado de consciência, caracterizado por um relaxamento profundo. A hipnose é um estado de absorção interna, concentração e atenção. Todos os estados hipnóticos são caracterizados por um estado de relaxamento muito agradável, no qual um indivíduo se permite entrar para que possam ser dadas sugestões benéficas àquela parte da mente conhecida como inconsciente. Sob hipnose, a parte da mente mais consciente e racional é temporariamente deixada em segundo plano, para que o inconsciente, essa parte que influencia as nossas funções físicas e mentais, fique mais recetiva à terapia. Durante o estado de transe hipnótico, o indivíduo exponencia a concentração, com o propósito específico de maximizar o seu potencial, mudar convicções e comportamentos limitadores, acedendo a uma maior sabedoria e capacidade de insight.

A hipnose clínica é uma técnica altamente eficiente e segura, seja no tratamento de questões psicológicas, como nas de ordem física. No entanto, é importante salientar que o tipo de hipnose que se aplica em casos clínicos não é a mesma que o público vê utilizada por ilusionistas, chamada de hipnose de palco, que hoje auxilia no ceticismo da técnica na terapêutica clínica.
Estudos recentes comprovam a eficácia da hipnose clínica e já é considerada mundialmente como uma ferramenta essencial nas questões emocionais e até físicas, com excelentes benefícios:

1. Hipnose é um método funcional e seguro: A hipnose clínica apresenta, cientificamente comprovado, benefícios à saúde e hoje é uma técnica aprovada e utilizada em áreas de importância clínica, como a medicina, psiquiatria, psicologia, odontologia, fisioterapia, entre outros;

2. Traz resultados rápidos ao tratamento: Enquanto outras técnicas exigem maior tempo para iniciar os efeitos, a hipnose clínica evidencia resultados mais rápidos. Em alguns pacientes, os benefícios são notados nas primeiras sessões;

3. Evidencia eficiência: Estudos recentes comprovam a eficácia da hipnose clínica. Uma análise realizada pelo psicólogo Alfred A. Barrios, Ph.D., na Universidade da Califórnia, revelou que a Hipnose Clínica possui 93% de recuperação após 6 (seis) sessões. Cerca de 1 mês e meio de tratamento, em contraste com a Psicanálise (38% de recuperação após 600 (seiscentas) sessões) e a Terapia Cognitivo Comportamental (72% de recuperação após 22 (vinte e duas) sessões);

4. Proporciona extra benefícios ao paciente: A hipnose clínica pode trazer ao paciente melhorias para além da resolução do problema que deu início ao acompanhamento, como melhor qualidade do sono, diminuição da ansiedade e regulação do apetite. Além disso, as sessões proporcionam uma aprendizagem para lidar com os sentimentos e vencer limites;

5. Assegura ausência de efeitos secundários: Na hipnose clínica, efeitos secundários nocivos não são evidenciados, pelo contrário, proporciona estados de maior tranquilidade, segurança e boa disposição. Existem pacientes que vêm acompanhados farmacologicamente, dada a sua patologia e os resultados do acompanhamento em hipnose clínica mostram que a dosagem medicamentosa é diminuída e, em certas problemáticas, completamente erradicada.

A hipnose clínica representa uma terapêutica segura, com elevada taxa de sucesso, de fácil acesso económico e mostrando-se cada vez mais presente no nosso país.
Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua saúde!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho