Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Histórias do Parlamento

A saia comprida

Ideias

2017-11-30 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Por estes dias um grupo de jornalistas do Norte de Portugal e da Galiza estiveram de visita a Bruxelas a convite do Eixo Atlântico. Durante três dias as relações transfronteiriças foram tema dominante. E muitos ficaram a saber que é maior aquilo que une o Norte e Portugal e a Galiza do que aquilo que afasta. O tema dos incêndios e da seca são dois assuntos que preocupam muito os dois países. Eurodeputados portugueses e espanhóis, com ligações ao universo Minho-galaico mostraram as suas preocupações ao mesmo tempo que no terreno - leia-se Parlamento Europeu - lutam por uma melhor prevenção em relação aos incêndios e uma maior discussão em relação ao problema da água por causa da seca. O novo mecanismo de protecção civil criado recentemente e sob alçada de um eurodeputado cipriota é prova de que o mecanismo europeu está a funcionar e promete ser atento daqui para o futuro.
Mas... esta semana foi a semana de Espanha em Bruxelas. E onde as histórias foram muitas. E uma das histórias que mais demonstra, ou mostra, a afinidade que os galegos tem com os portugueses foi quando uma eurodeputada espanhola fez uma intervenção em.... português. Língua oficial da união europeia. Como se sabe não se pode falar em línguas regionais. Como o galego não era permitido usou o português. E assumiu o português como a sua língua oficial. Ora aqui está a demonstração de que as raízes Minho-galaicas estão aqui bem presentes. Este é apenas um episódio entre muitos outros e onde se defendem os mesmos interesses. Por isso digo que é muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho