Correio do Minho

Braga, terça-feira

Hora do Planeta: de Tui a Braga...

Confiança? Tínhamos razão.

Ideias

2018-03-23 às 06h00

Paulo Monteiro

É cada vez maior a adesão à Hora do Planeta, iniciativa que tem, amanhã, o seu momento grande quando 86 municípios portugueses desligarem as luzes, entre as 20,30 e as 21,30 horas, a favor do planeta, contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade. Todos acompanham assim a iniciativa mundial da World Wide Fund For Nature (WWF), uma das mais conhecidas e influentes ONGs ambientalista do planeta e anteriormente conhecida como Fundo Mundial para a Natureza. Mas... eu dizia que a adesão tem vindo a ser cada vez maior, mas... isso em todo o Mundo. É que, em Portugal, o ano passado (na 11.ª edição), foi batido o recorde com 144 autarquias aderentes. Este ano, até ao dia de ontem, esse número ia ainda nos 86. Mas vamos acreditar que voltaremos a bater recordes.
Em relação aos municípios minhotos, já aderiram sete. E por ser importante o gesto aqui deixo o nome dessas autarquias: Braga, Cabeceiras de Basto, Caminha, Esposende, Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Vizela. E podemos ainda acrescentar Santo Tirso e Trofa.
Ah... e os monumentos que vão estar às escuras durante uma hora e que já são conhecidos no Minho são o Castelo de Guimarães e os santuários do Sameiro e do Bom Jesus (Braga).
Mas tudo começa uma hora antes na nossa vizinha Galiza onde, este ano, aderiram 350 cidades espanholas. Tui é o concelho mais perto de nós que apaga mais cedo as luzes da Catedral de Santa Maria, o monumento mais emblemático da cidade e que tem por lema, este ano, o planeta primeiro, que ninguén te pare. Em 2017, a Hora do Planeta atingiu um recorde mundial, com 3.100 monumentos a ficarem às escuras em 187 países... Vamos bater o recorde? Ainda vamos a tempo...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

18 Setembro 2018

Ser de Confiança

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.