Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Horizontes de esperança

Como resolver um conflito de comércio eletrónico

Voz às Escolas

2016-10-19 às 06h00

Manuel Vitorino Manuel Vitorino

Há dois anos atrás, tivemos a visita de um grupo de professores alemães interessados em apresentar uma candidatura ao programa Erasmus+. Pretendiam conhecer primeiro os futuros parceiros a envolver no projeto.
Entretanto, a candidatura foi apresentada e aprovada com o projeto Teaching Together, learning better, a desenvolver em torno de métodos inovadores no processo de ensino-aprendizagem, que possam ser adoptados pelas diferentes escolas envolvidas, como boas práticas para a melhoria dos resultados escolares.

Na semana passada, foi realizada a primeira reunião de trabalho entre as quatro escolas dos quatro países participantes: Alemanha, Itália, Espanha e Portugal.
Deste encontro inicial saiu um roteiro de trabalho ambicioso, que ao longo dos próximos dois anos, permitirá um enriquecimento dos intervenientes e das suas organizações.
Este trabalho colaborativo a desenvolver, nesta pequena rede de escolas europeias, tem todas as características para ser mais um catalisador de mudança no trabalho quotidiano das nossas escolas.

Todos aprendemos uns com os outros, nas abordagens formais da sala de aula, nas formas de organização interna das diferentes escolas, no desenvolvimento profissional dos docentes, na construção de uma cultura de cooperação que materializa uma verdadeira união dos povos da europa. É um sinal de esperança no horizonte da desagregação que resulta da deriva da europa dos tecnocratas e dos políticos.

Na próxima sexta feira, 21 de outubro, a Escola Secundária de Monserrate completa o seu 128.º aniversário. A evocação da data é discreta mas celebrada. Ao longo destes anos, a escola teve várias designações, funcionou em diferentes edifícios, formou milhares de alunos. Com pequenos gestos celebramos a memória e a identidade que foi sendo construída pelas várias gerações que por cá passaram e pelos que ainda permanecem.

A finalizar o dia, pelas 17:30 horas, a festa alarga-se a todo o Agrupamento de Escolas de Monserrate, que realiza o Dia do Diploma, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Esta cerimónia destina-se à entrega dos diplomas aos alunos, que no ano letivo 2015/2016, concluíram o ensino secundário e aos que se distinguiram pelo seu mérito académico, cívico e desportivo. Para além da parte protocolar, pontificam os momentos de animação artística a apresentar pelos alunos dos diferentes ciclos do Agrupamento.

A realização deste evento público, num espaço nobre da cidade de Viana do Castelo, é um imperativo que resulta da dimensão do próprio Agrupamento assim como da abertura à comunidade onde está inserido. É um momento de
É uma forma de celebrarmos o trabalho da comunidade educativa - alunos, pais, professores e funcionários, parceiros empresariais e institucionais - reconhecendo e valorizando o empenho e o percurso escolar dos nossos alunos. É um momento de festa e de esperança no futuro das nossas crianças e jovens.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho