O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias
2019-04-16 às 06h00
Há 10 anos que as críticas positivas em relação ao Hospital de Braga superam largamente as críticas negativas. Braga tem sido um exemplo para todo o país. A grande maioria dos bracarenses e minhotos dizem bem do ‘seu’ hospital. Também não é por acaso que tem merecido elogios de muitos organismos e tem conquistado prémios de melhor hospital em diversas áreas. O comum dos bracarenses sente-se bem com o seu hospital e fala de um avanço de anos luz em relação ao ‘velhinho’ e público hospital de S. Marcos, mesmo no centro da cidade. Também eu me incluo no lote daqueles que só podem elogiar o hospital pelo tratamento que dão às pessoas, aos doentes, e a todos aqueles que o visitam. A gestão tem sido exemplar. Só podemos fazer elogios. Ora... por tudo isto é que não se compreende um braço de ferro entre hospital e governo. O Hospital de Braga funciona em regime de Parceria Público-Privada (PPP) desde 2009 e é gerido pelo Grupo José de Mello Saúde. O contrato termina a 31 de Agosto e já se sabia que não ia ser renovado. Ambas as partes não chegaram a acordo (foi mau). A luta devia ser ‘titânica’ para se chegar a bom porto, neste caso defendendo da melhor maneira o interesse dos utentes que, creio sinceramente, ficariam muito melhor servidos com a actual gestão do que qualquer outra que venha a existir no futuro da esfera pública. Mas a realidade já é conhecida. A partir de 1 de Setembro, a gestão do hospital passa para a esfera pública e, esta semana, o governo decidiu não lançar concurso para uma nova parceria público-privada, pondo termo aos trabalhos de preparação do lançamento de uma nova PPP para a gestão do Hospital e em despacho fala em “reavaliação da oportunidade”... Pergunto: porquê estragar o que está bem? Não aprendemos com erros passados?
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário