Correio do Minho

Braga,

- +

Importa cuidar dos que cuidam

Os acossados

Importa cuidar dos que cuidam

Ideias

2021-10-14 às 06h00

Isabel Estrada Carvalhais Isabel Estrada Carvalhais

Segundo a Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI), existem em Portugal cerca de 1,4 milhões de cuidadores informais.
O Cuidador é toda a pessoa que assume assistência total ou parcial a uma outra pessoa que sofre de incapacidades físicas ou mentais - de severidade variável. Não é um trabalho que dê folgas a quem vê os seus familiares, sejam pais, avós, filhos ou irmãos, necessitar de ajuda diária, intensa e ininterrupta.
Em média, cerca de 14% da população dos países da OCDE com mais de 50 anos presta cuidados a uma pessoa idosa. Mas o que menos pessoas sabem é que cerca de 8% das crianças e adolescentes na União Europeia assumem também elas funções de cuidadores informais de familiares.
Estas circunstâncias podem ter impactos tremendos no desenvolvimento psicossocial destas crianças e jovens, e frequentemente afetam aquele que deveria ser o seu normal percurso escolar. Falo de crianças e de jovens que assumem numa base diária e contínua funções e tarefas de grande exigência emocional e física até mesmo para um adulto. São frequentes os casos de jovens que vivem com pais com quadros depressivos, que cuidam de irmãos mais novos, ou que têm mesmo a seu cargo a assistência a um familiar idoso.
O reconhecimento do estatuto do cuidador informal em Portugal deu um passo importante, com a aprovação da Lei 100/2019 de 6 de setembro. Sendo um passo fundamental, precisa ainda de tem-po para se poder verdadeiramente proce-der a uma avaliação objetiva dos seus reais impactos. E é imprescindível que na sua operacionalização, o perfil do cuidador contemple todos estes diferentes rostos.
No caso particular dos jovens cuidadores, é muito importante que possam receber todo o apoio que lhes permita no seu dia a dia prosseguir com o normal desenvolvimento da sua vida, das suas expectativas, dos seus sonhos, sem sentirem que para tal têm de deixar os seus familiares para trás.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

18 Outubro 2021

O povo dos milagres

18 Outubro 2021

A honra de servir...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho