Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

‘Inauguration Day’

A Europa e o futuro

‘Inauguration Day’

Ideias

2020-01-20 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Franklin D. Roosevelt (1941), John F. Kennedy (1961), Richard Nixon (1969), Ronald Reagan (1981), George Bush (1989), Bill Clinton (1993), George W. Bush (2001 e 2005), Barack Obama (2009) e... Donald Trump (2017). Sabe o que estes estadistas têm em comum, para além de terem sido presidentes dos Estados Unidos da América (ou no caso de Trump de ainda ser)? É que todos eles tomaram posse no mesmo dia: 20 de Janeiro. Pois é verdade. Este foi o dia escolhido para aquele que é eleito chefe do Estado e do Governo dos Estados Unidos, tomar posse e, por isso, se chama ‘Inauguration Day’ (‘Dia da Inauguração’) e acontece desde 20 de Janeiro de 1937, depois da Vigésima Emenda à Constituição, ter sido alterada. Anteriormente (entre 1793 e 1933), a tomada de posse acontecia a 4 de Março, dia em que é celebrada a Constituição dos Estados Unidos.

Ah... e já que estamos a falar de presidentes, aqui fica mais uma curiosidade:?Franklin D. Roosevelt foi presidente durante quatro mandatos e faleceu no exercício do poder. Foi o único que tomou posse a 4 de Março e a 20 de Janeiro (apanhou a mudança) e foi o último presidente a poder exercer o mandato por mais de duas ocasiões. Hoje o mandato presidencial tem a duração de quatro anos e só pode ser renovado por uma vez.. E todos eles agora fazem o juramento:
“Eu (nome) juro solenemente que executarei fielmente o cargo de Presidente dos Estados Unidos, e com o melhor de minha capacidade, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos. Que Deus me ajude.” Assim é, de quatro em quatro anos, sempre a 20 de Janeiro a não ser que esse dia calhe a um domingo. Se isso acontecer, a cerimónia de tomada de posse passa para o dia seguinte!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.