Correio do Minho

Braga, terça-feira

Incêndios: boas notícias para Portugal e Espanha

O conceito de Natal

Ideias

2018-06-27 às 06h00

Paulo Monteiro

Finalmente uma excelente notícia no que diz respeito à verdadeira cooperação transfronteiriça: foi, ontem, assinado o acordo que aumenta a actuação da protecção civil além da fronteira entre Portugal e Espanha, sem a necessidade de qualquer pedido especial de cinco para 25 quilómetros. Finalmente foi dado mais um passo muito importante na entreajuda entre os dois países. Começa a haver, também nesta área, uma verdadeira União Europeia. É verdade. O assunto foi discutido muito recentemente na conferência ‘Segurança transfronteiriça Ligações Norte de Portugal/Galiza’, promovida pelo jornal Correio do Minho e rádio Antena Minho em co-organização com o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. E um dos temas abordados foi precisamente este, a falta de autorização para acudir um e outro lado da fronteira em caso de catástrofe.

Ou seja: não existe fronteira para nada uma vez que os dois países pertencem à União Europeia e temos livre circulação de pessoas e bens, mas, em termos de protecção civil, não podemos passar de um para o outro país sem autorização uma vez que não deixam de ser países soberanos. Ou melhor: podíamos transpor cinco quilómetros e depois tínhamos de parar. No caso de um incêndio, tínhamos de abandonar o combate.... É justo? Claro que não. Por isso, o novo acordo assinado ontem é excelente. Já aumentou a área de acção em mais 20 quilómetros e, quem sabe, um dia mais tarde deixe de existir esta ‘lei’ e possamos ser verdadeiros europeistas e proteger as pessoas e bens que circulam já livremente...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

11 Dezembro 2018

Orçamanto

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.