Correio do Minho

Braga,

Incêndios ou afetos?

Amigos não são amiguinhos

Ideias

2017-12-28 às 06h00

Paulo Monteiro

Em primeiro lugar é bom registar que ainda não aderimos ao novo acordo ortográfico. Em segundo... não escrevi nenhuma gralha no título. Afetos é o nome que aparece no site da Porto Editora, promotora da iniciativa ‘Palavra do Ano 2017’.

E trago hoje este assunto porque quero contar consigo para contrariar a votação... faltam apenas quatro dias para fecharem as votações e a palavra ‘Incêndios’ lidera as preferências com 38% dos mais de 20 mil votos contabilizados até ontem. A segunda palavra com mais votos é ‘afeto’ com 18%. Venho por isso mobilizar todos aqueles que concordarem comigo para votarmos massivamente na palavra ‘afeto’ para que esta nos próximos quatro dias ainda chegue ao primeiro lugar. ‘Incêndios’ é uma palavra que nos transmite tristeza, morte, angústia, desespero... tudo coisas más. Afeto é o que precisamos para iniciar da melhor maneira o ano de 2018.

É com a palavra afeto que devemos encher as primeiras páginas dos jornais e assim começar da melhor maneira os primeiros dias do ano. Afeto é... (segundo o dicionário da Porto Editora) sentimento de apego e ternura; afeição; o objeto desse sentimento; demonstração de carinho ou ternura; fenómeno emocional, agradável ou desagradável, produzido por uma influência exterior; simpatia; afinidade. É claro que a palavra afeto também nos leva para Marcelo Rebelo de Sousa que já lhe valeu o epíteto de Presidente dos Afetos.

Mas não tenho dúvidas de que afeto é bem melhor do que incêndios. Mas fique, também, a saber as outras escolhas: cativação, crescimento, desertificação, floresta, gentrificação, independentista, peregrino e vencedor. Então qual é a melhor? Não tenho dúvida de que palavra com tanto afeto é mesmo... afeto. Pelo menos vote e vote em www.palavradoano.pt

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.