38 anos de Amanhecer
Ideias
2017-12-28 às 06h00
Em primeiro lugar é bom registar que ainda não aderimos ao novo acordo ortográfico. Em segundo... não escrevi nenhuma gralha no título. Afetos é o nome que aparece no site da Porto Editora, promotora da iniciativa ‘Palavra do Ano 2017’.
E trago hoje este assunto porque quero contar consigo para contrariar a votação... faltam apenas quatro dias para fecharem as votações e a palavra ‘Incêndios’ lidera as preferências com 38% dos mais de 20 mil votos contabilizados até ontem. A segunda palavra com mais votos é ‘afeto’ com 18%. Venho por isso mobilizar todos aqueles que concordarem comigo para votarmos massivamente na palavra ‘afeto’ para que esta nos próximos quatro dias ainda chegue ao primeiro lugar. ‘Incêndios’ é uma palavra que nos transmite tristeza, morte, angústia, desespero... tudo coisas más. Afeto é o que precisamos para iniciar da melhor maneira o ano de 2018.
É com a palavra afeto que devemos encher as primeiras páginas dos jornais e assim começar da melhor maneira os primeiros dias do ano. Afeto é... (segundo o dicionário da Porto Editora) sentimento de apego e ternura; afeição; o objeto desse sentimento; demonstração de carinho ou ternura; fenómeno emocional, agradável ou desagradável, produzido por uma influência exterior; simpatia; afinidade. É claro que a palavra afeto também nos leva para Marcelo Rebelo de Sousa que já lhe valeu o epíteto de Presidente dos Afetos.
Mas não tenho dúvidas de que afeto é bem melhor do que incêndios. Mas fique, também, a saber as outras escolhas: cativação, crescimento, desertificação, floresta, gentrificação, independentista, peregrino e vencedor. Então qual é a melhor? Não tenho dúvida de que palavra com tanto afeto é mesmo... afeto. Pelo menos vote e vote em www.palavradoano.pt
18 Janeiro 2021
17 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário