Correio do Minho

Braga,

Incêndios: temos que ser solidários

Amigos não são amiguinhos

Ideias

2018-07-25 às 06h00

Paulo Monteiro

Os incêndios estão a provocar mortes e o caos na Europa. A Grécia vive um pesadelo... os incêndios estão a devastar os arredores de Atenas e já provocaram, até ao final do dia de ontem, 74 mortos. Portugal prontificou-se desde a primeira hora para ajudar os gregos neste combate aos incêndios. Um grande gesto de solidariedade e que é preciso dar a este povo grego. Portugal viveu, o ano passado, um ano negro e conhece bem a sua história recente no que a incêndios e mortes diz respeito. Os gregos também têm, quase todos os anos sido devastados com tantos incêndio... e tantas mortes. Ontem ouvi dizer: “não é nada connosco”. Pois, enganam-se. É tudo connosco. É também nestas alturas que devemos mostrar a nossa solidariedade. É nestas alturas que também temos que ser todos europeus e que temos de nos ajudar uns aos outros. É que - e não se esqueçam - a Grécia é um grande país solidário. Grécia e Itália, são os países que mais migrantes recebem vindos do Mediterrâneo e, na maior parte das vezes, não têm solidariedade europeia. Dizem: “isso é problema deles”... mas está mal. É um problema de todos.

Todos gostamos de ser ajudados quando o mal e a desgraça nos bate à porta. Ontem Portugal enviou para a Grécia 50 elementos da Força Especial de Bombeiros e pode enviar meios aéreos. Já enviou dois aviões para a Suécia e ajuda os suecos que estão mal equipados para o combate a incêndios de tal magnitude. Incêndios que nunca viram... E o pior é que tudo está a mudar.
E se a estes incêndios juntarmos a onda de calor que assola o Japão e já fez 80 mortos... e outras desgraças, voltamos ao tema de sempre: alterações climáticas que avançam cada vez mais...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.