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Voz às Escolas

2022-12-05 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

De significação profunda, tremendamente perturbadora para quem se lança no túnel da sua apropriação. Incluir sustenta, à partida, uma fragilidade de algum lado, de alguém. Fragilidade que precisa de força de outro lado, de energia, de dignidade, de respeito, de coragem, de intocável imparcialidade. Como saber que não se fere a sensibilidade de quem não sabemos as verdadeiras necessidades, o verdadeiro sentir?
É, assim, um campo de uma grandiosidade extrema, esse de saber como gerir a integração, a inclusão de um ser carregado de experiências de vida mais ou menos difíceis, mais ou menos complicadas.
Incluir abrange infindas situações de vida. Algumas de fácil entendimento e solução, outras de difícil enquadramento e ainda outras por forças que nos pareciam impensáveis há bem pouco tempo. A entrada num local estranho, num grupo novo, a integração em grupos de desporto, de trabalho, a mobilidade de migrantes, de refugiados, a falta de autonomia, a dependência de outro,….
Utilizar a palavra Incluir deve traduzir-se num ato de grande sensibilidade, sob pena de não se concretizar inclusão, mas de se ficar apenas por uma expressão de caridade, compaixão.
Incluir exige compreender, integrar, implicar, envolver,…
Com oportunidades inúmeras neste âmbito, o Agrupamento de escolas André Soares procura caminhos, fomenta o envolvimento, sensibiliza para a formação de todos os intervenientes nos processos educativos, esforça-se por traçar rotas de integração, de inclusão. A escola não pode ter outro nome que não seja o de um espaço inclusivo e praticar uma educação inclusiva.
O DL n.º 54/2018, de 6 de julho introduz:
O Programa do XXI Governo Constitucional (o XXII dá continuidade) estabelece como uma das prioridades da ação governativa a aposta numa escola inclusiva onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontram respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social. Esta prioridade política vem concretizar o direito de cada aluno a uma educação inclusiva que responda às suas potencialidades, expectativas e necessidades …, contribuindo assim, decisivamente, para maiores níveis de coesão social.
Todos vamos ganhando experiência, capacidade, entendimento para gerir, um a um, todos os casos.
Aproxima-se uma excelente oportunidade de aumentar esta capacidade, aprendizagem, sensibilidade, experiência, formação. Somos parceiros no projeto IncluIR + NATAL 2022 do Pelouro da Educação, Inovação e Coesão Social com o envolvimento da Cooperativa de Ensino Artístico (CEA). De 19 a 23 e de 26 a 30 do corrente, na escola sede, serão desenvolvidas pela CEA, numa programação amplamente divulgada nos locais próprios do Município, com a colaboração dos Assistentes Operacionais do Agrupamento, diversas atividades lúdicas, de pintura, teatro, música, arte, descoberta, contacto com a natureza, jogos didáticos, caça ao tesouro, … alegrando um grande número de crianças e jovens, alguns com necessidades de suporte acrescidas e cujas famílias não teriam possibilidade de acompanhar nestes dias de interrupção letiva.
O programa IncluIR + NATAL 2022 aprovado em reunião do Executivo Municipal em 17 de outubro de 2022, destina-se exclusivamente a crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, mas no caso das crianças e jovens com necessidades específicas, a faixa etária é alargada até aos 18 anos.
Que seja um tempo para aprender a Incluir verdadeiramente!
Assim, será ainda melhor este Natal!

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