Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Inglaterra: um bracarense candidato às eleições locais

Sinais de pontuação

Ideias

2018-05-02 às 06h00

Paulo Monteiro

Amanhã é um dia importante em Inglaterra onde vão estar em jogo perto de 4400 lugares em 151 autarquias inglesas.

Os dois principais partidos devem garantir a maioria dos votos, segundo as sondagens, mas com Jeremy Corbyn, do Labour (Partido Trabalhista) a ganhar vantagem. Mas... para já o importante é que a estas eleições concorrem quatro portugueses e a grande notícia está no facto de entre estes estar um bracarense: Tiago Corais, a residir e a trabalhar actualmente em Oxford, com 39 anos, e um dos fortes candidatos à vitória uma vez que a área onde concorre, Littlemore, é dominada há muitos anos pelos trabalhistas.

Os outros três portugueses, estão em listas dos Conservadores, partido presidido por Theresa May, actualmente no poder. Não deixa de ser curioso mas... dizem estar lá para defender os seus interesses e os interesses dos outros emigrantes, uma vez que esta será, provavelmente, a última vez que estrangeiros podem participar nas eleições locais. Tiago Corais é, desde a sua adolescência, militante do Partido Socialista português. É ainda o coordenador do PS no?Reino Unido. E numa altura em que em Portugal se fala muito na habitação e em alterações às leis, principalmente do arrendamento, também em Inglaterra este é um dos temas de campanha de Tiago já que a falta de habitação a preços acessíveis é uma das suas grandes preocupações.

Quanto a vencedores? Tudo indica que os conservadores perdem e o Partido Trabalhista ganha. As surpresas vão surgir, pela positiva, por parte dos Lib Dems, de Tim Farron, devido a uma grande campanha anti-Brexit. E pela negativa, a maior derrota para o Ukip, que defendeu sempre a saída da UE e que deve perder todos os lugares... Tudo em tão pouco tempo. Vamos lá entender estes ingleses...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.