Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Inteligência artificial

Aprender, ler, escrever

Inteligência artificial

Ideias Políticas

2024-04-09 às 06h00

Gonçalo Silva Gonçalo Silva

Na última sessão plenária do Parlamento Europeu, foi aprovado o Regulamento sobre Inteligência Artificial (RIA) um dos mais recentes avanços científicos dotado de capacidade de moldar a realidade global de uma forma brutal.
Cientes da necessidade imediata de regular o uso e o desenvolvimento da inteligência artificial - que tem vindo a passar da acção cientifica da cassete do Matrix para qualquer computador - os deputados do PCP no Parlamento Europeu rejeitam as tentativas de colocar a Inteligência Artificial ao serviço dos ditames neoliberais. O actual RIA preconiza uma data de excepções que abrem espaço de maneio para a implantação de sistemas de vigilância e manipulação em massa, no espaço público e digital, com recurso a ferramentas de recolha, armazenamento de dados biométricos que atentam contra as liberdades individuais e a protecção de dados.
O caminho que o PCP e a CDU defendem, seja no caso específico da IA ou nos outros avanços científicos e tecnológicos, é que estes estejam ao serviço das massas, sejam auxiliares à vida quotidiana, promovam o desenvolvimento integral do indivíduo, reduzam o horário de trabalho bem como a idade da reforma. Se são os trabalhadores que desenvolvem a ciência, então a ciência tem que estar ao serviço dos trabalhadores.
O grande capital monopolista insiste em usar estes instrumentos para fomentar ainda mais a ideologia dominante, restringir o pensamento crítico e ostracizar aqueles que acreditam e lutam por um mundo diferente. Quanto mais a manipulação e o controlo das massas ganhar aso, à custa das liberdades individuais e colectivas, mais ganhos tem o grande capital.
Um bom exemplo do quão nefastos podem ser os resultados da IA se forem colocados nas mãos erradas: ainda na semana passada Israel, no decorrer do geno- cídio em curso na Palestina, assassinou sete membros da World Central Kitchen (organização de solidariedade não-governamental) que distribuam comida à população de Gaza usando precisamente drones aéreos controlados por IA.
Mais uma das contradições do capitalismo e do processo neoliberal em curso: em vez destes meios serem canalizados para conquistas no tratamento de doenças, na mobilidade ou para resolver assimetrias económicas, estão a ser usados para a guerra e matança desenfreadas.
É este caminho que a União Europeia tenta impôr aos povos europeus. É precisamente este caminho neoliberal que se impõe travar, criando uma Europa assente nos valores da fraternidade, da cooperação entre os povos e do respeito pela soberania de cada país. Para traçar este caminho que tanto urgente conquistar, a força do PCP e da CDU sempre lá estarão ao lado do povo e dos trabalhadores.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias Políticas

21 Maio 2024

Os liberais na Europa

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho