Correio do Minho

Braga, sexta-feira

IPCA: dois gestos que marcam

As Bibliotecas e a cooperação em rede

Ideias

2017-12-21 às 06h00

Paulo Monteiro

O Instituto Politécnico do Cávado e Ave comemorou na terça-feira o seu 23.º aniversário. Este dia ficou claramente marcado por gestos de grande simbolismo e altruísmo únicos e é por isso que faz esta instituição ser diferente das outras. Mas não só: também o presidente da Câmara Municipal de Barcelos tem culpa nesse simbolismo. Terça-feira foi um momento histórico como fez questão de vincar o ‘Correio do Minho’ na sua primeira página. Um momento histórico porque o IPCA festejou o seu 23.º aniversário. Momento histórico porque recebeu de prenda o tão reclamado novo acesso ao ‘campus’. E momento histórico porque teve dois gestos de enorme... grandeza.

O primeiro foi dado por Miguel Costa Gomes, presidente da autarquia, que fez questão de convidar para a inauguração do novo acesso o ex-presidente do IPCA, João Carvalho. Foi ele que nos últimos 10 anos (altura em que o IPCA passou para as actuais instalações em Vila Frescaínha S. Martinho) lutou e combateu para que este sonho fosse tornado realidade. Por isso é que Miguel Costa Gomes o chamou para, a seu lado, cortar a fita que simboliza a inauguração do novo acesso. Mais do que merecido.

O segundo gesto vai para Pedro Magalhães, ex-aluno da licenciatura de Engenharia e Sistemas Informáticos, por ter acompanhado durante três anos José Pedro Gomes, jovem portador de deficiência física grave. Não é todos os dias que existem gestos destes. Os dois licenciaram-se. Os dois merecem ser exemplo para sempre e ter muito sucesso. Por isso mesmo o Pedro venceu o Prémio IPCA Valor - Banco Santander Universidades. Quantos e quantos têm tudo e nada lhes falta e tantas oportunidades para se licenciarem e as desprezam? Este exemplo choca-nos de alegria!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

14 Dezembro 2018

Amarelos há muitos...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.