Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Jacques Delors

1.758.035 votos de confiança

Jacques Delors

Ideias

2019-07-18 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Faz hoje 33 anos que o francês Jacques Delors (Partido Socialista Francês) foi nomeado presidente da Comissão Europeia, cargo que ocu- pou durante 10 anos. Delors e Durão Barroso (Partido Social Democrata) foram os únicos que cumpriram dois mandatos de cinco anos cada, durante a história da União Europeia. Trago hoje o tema a este Bom Dia já que, na terça-feira, a alemã Ursula von der Layen foi nomeada a 13.ª presidente da Comissão Europeia. E recordo Jacques Delors porquê? Porque diz a história - e penso mesmo que é consenso geral - que foi o melhor presidente que passou pelo Berlaymont (sede da Comissão Europeia, em Bruxelas). Presidiu aos destinos da Comissão desde Janeiro de 1985 até ao mesmo mês de 1995, tendo recebido, na altura o apoio de François Miterrand (presidente de França) e Helmut Kohl (chanceler da Alemanha).

Foi com ele que o cargo passou a ter mais poder e visibilidade no seio da União Europeia, dando-lhe um cunho presidencialista, sendo este a escolher os comissários europeus e a apresentá-los ao Parlamento Europeu. Deu um grande desenvolvimento à União e é um dos grandes responsáveis pelo êxito da União Europeia que foi oficialmente assim designada a 1 de Novembro de 1993, com a entrada em vigor do Tratado de Maastricht, cujo projecto teve a mão e o trabalho de Delors. Por isso Delors faz parte da história da Europa e é justo lembrarmos sempre o seu excelente trabalho. Apenas mais um detalhe: a Comissão Europeia já existe desde Janeiro de 1958, tendo sido o alemão Walter Hallstein o seu primeiro presidente. O cargo foi sempre ocupado por um dos dois grandes grupos europeus: Partido Popular Europeu e Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas. E assim continua a acontecer, agora com a eleição de Ursula Von Der Layen (PPE)...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho