Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Lançamento de balão estratosférico na ESCA

Juntar sinergias para robustecer o território!

Lançamento de balão estratosférico na ESCA

Voz às Escolas

2025-06-09 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

No passado dia 30 de maio, pelas 11h50, procedeu-se ao lançamento de um balão estratosférico na Escola Secundária Carlos Amarante, no que foi denominado – projeto LIMIAR. O objetivo do lançamento consistiu no estudo das características da atmosfera (variação da pressão, temperatura e humidade relativa com a altitude; caracterização da distribuição de partículas beta e muões em função da altitude) e na investigação de possíveis efeitos em sementes submetidas a processos de ultracongelamento (foram atingidas temperaturas da ordem de -40ºC), e uma amostra de perfume Yntenzo. Com os dados recolhidos foi possível determinar a velocidade do som a diferentes altitudes e entender a física que envolveu todo o voo do balão estratosférico. A análise de fotografias tiradas durante o voo poderá permitir a determinação aproximada do raio da Terra.

O projeto foi concebido e realizado por alunos da Escola, de diferentes anos do ensino secundário (do 10º ao 12º) de Ciências e Tecnologias bem como do ensino profissional, integrando competências e saberes, na concretização de um objetivo comum, o que constituiu uma mais valia e um desafio – mais valia, porque cada um entregou ao projeto a sua individualidade e especificidade, tornando o grupo mais rico; desafio, porque foi necessário proporcionar a todos uma base de conhecimento e saber para tudo fazer sentido e, individualmente, sentir que a sua dimensão é relevante na construção do projeto. Importa ainda realçar o esforço e a dedicação demonstrados pelos alunos, que, mesmo em períodos intensos de aulas e avaliações, souberam gerir o seu tempo e investir energia neste projeto, demonstrando elevado sentido de responsabilidade, compromisso e espírito de equipa.

A elaboração do projeto e a sua realização, dadas as diferentes áreas de conhecimento requeridas – física da atmosfera, eletrónica, programação, resistência de materiais, design, entre outras – propiciou a aplicação da metodologia STEAM, como ferramenta essencial de trabalho, que aliada à responsabilização individual, colocando o trabalho e esforço individual ao serviço de todos, permitiu o lançamento do balão estratosférico.
Além da equipa de trabalho, como em qualquer outro projeto, é fundamental a colaboração e apoio com outras entidades como o LIP-MINHO que propiciou conhecimento e apoio técnico decisivo, sem o qual o sucesso do projeto se tornaria muito mais difícil, o grupo Bernardo da Costa, que patrocinou parte do equipamento técnico necessário, e da perfumaria Yntenzo, que ofereceu o hélio, o que permitiu um voo de Braga até Loivos, Vidago.
O lançamento ocorreu a partir do campo de jogos exterior, na escola, tendo despertado a curiosidade e interesse a muitos alunos e professores, que aguardaram pacientemente uma hora até ao instante da largada, levando consigo muitas horas de trabalho aturado e paciente, muita esperança no sucesso da missão e sobretudo, a memória criada e quem sabe, despertar nos alunos novos objetivos.

A partir de hoje, dia 9, vai estar patente no átrio da Escola uma exposição dedicada ao projeto e sua execução, na qual serão exibidas fotografias da terra e do espaço. Neste dia, pelas 17h00, a equipa vai tornar públicos os resultados da missão realizando uma palestra no auditório da escola.
Agradeço ao grupo de trabalho e, principalmente ao professor José Pedro Miranda, o empenho e o entusiasmo motivando todos. Agradeço também o texto aqui partilhado.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho