Correio do Minho

Braga,

- +

Lançamento de um novo ano letivo em Monserrate: constrangimentos e potencialidades

Mais ação e dedicação pela saúde dos portugueses

Lançamento de um novo ano letivo em Monserrate: constrangimentos e potencialidades

Voz às Escolas

2023-09-13 às 06h00

Maria das Dores Ramos de Passos Silva Maria das Dores Ramos de Passos Silva

O Agrupamento de Escolas de Monserrate é o maior do Alto Minho, sendo composto por três jardins de infância, (Montedor-Carreço, Meio-Areosa e Monserrate-Viana), cinco escolas do 1º ciclo (Breia de Cima-Afife, Montedor-Carrreço, Meio-Areosa, Avenida e Monserrate em Viana), uma escola de 2º e 3º ciclo (Dr. Pedro Barbosa) e uma escola secundária (Escola Secundária de Monserrate, a ESM), as duas últimas na cidade de Viana do Castelo. Apesar dos números variarem todos os dias, com matrículas ainda a decorrer, temos inscritos 2251 alunos distribuídos pelas várias escolas e níveis de ensino. A Escola Secundária de Monserrate, na tradição da Escola centenária criada em 1888 (Escola de Desenho Industrial de Viana do Castelo), possui nove Cursos Profissionais distribuídos pelos vários anos de escolaridade, nas saídas profissionais de Técnicos de: Gestão, Gestão de Equipamentos Informáticos, Multimédia, Eletrónica, Automação e Comando, Mecatrónica, Manutenção Industrial, Turismo Ambiental e Rural, Auxiliar de Saúde e Animador Sociocultural. No entanto, cerca de 60% dos seus alunos estão nas quatro saídas dos cursos Científico-Humanísticos, ou seja em Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais. A ESM é também a única escola do Alto Minho com ensino noturno, que continua a disponibilizar o Ensino Recorrente, na modalidade “não presencial”, cursos de Educação e Formação de Adultos (cursos EFA) e cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) para migrantes, falantes de outras línguas.
A ESM possui, ainda, um Centro Qualifica que acolhe adultos que pretendem aumentar as suas qualificações e que os encaminha para a modalidade formativa mais adequada ao seu percurso pessoal e profissional. Com a aprovação de dois Centros Tecnológicos Especializados na área Industrial e da Informática, assistiremos, nos próximos tempos, a uma enorme modernização dos nossos espaços nessas duas áreas de ensino, potenciando ainda mais os cursos profissionais desta escola. Com esta dimensão de percursos formativos e níveis de ensino, os recursos humanos que trabalham no conjunto das escolas do agrupamento são também significativos, pelo que temos cerca de 300 professores a lecionar (quase todos já colocados) e 112 assistentes técnicos e operacionais.
No lançamento de mais um ano letivo, foi preocupação da direção deste agrupamento propor formações de curta duração, em áreas estruturantes da escola, para capacitar os docentes e funcionários no exercício das suas funções. Assim, entre outras, está a decorrer uma ACD para todos os professores sobre o “Referencial de Avaliação” deste agrupamento, formação para funcionários e docentes sobre plataformas digitais e formação sobre o tema da indisciplina, orientada pelos nossos psicólogos, numa abordagem teórico-prática. Pretende a direção do agrupamento continuar a promover uma cultura de exigência, em termos de comportamento e aproveitamento, pelo que estas abordagens serão fundamentais para capacitar os nossos recursos humanos, promover a melhoria das relações humanas e do comportamento nas escolas e formar cidadãos conscientes e ativos.
Na procura da melhoria das aprendizagens e dos bons resultados escolares, foi aumentada a carga horária das disciplinas terminais com exame nacional (em um ou dois tempos) para, semanalmente, os alunos poderem tirar dúvidas, realizar exercícios práticos, ou seja, não progredir nos conteúdos sem terem a aprendizagem consolidada nas matérias anteriores. Para além disso, continuaremos a valorizar projetos como o “Ciência Viva”, o “MILAGE”, o “Parlamento dos Jovens”, o “Euroescola”, “ERASMUS+” (dois projetos), entre muitos outros, que propiciam a formação de cidadãos críticos, democráticos, respeitadores do outro, inclusivos, na construção de um futuro mais igualitário e sustentável.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho