Correio do Minho

Braga,

- +

Leitura e leitores postos à prova!

Ser ou não ser

Leitura e leitores postos à prova!

Voz às Bibliotecas

2022-03-24 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

Estão apurados os alunos que representarão o concelho de Vila Nova de Famalicão na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias e os agrupamentos de escolas.

Foi no passado dia 28 de fevereiro, que a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, realizou a prova oral da fase municipal deste concurso, onde estiveram a concorrer os 24 alunos apurados na prova escrita da mesma fase municipal. Ambas as provas, escrita e oral, decorrerão em ambiente online, no formato à distância, e contaram com a representatividade dos diferentes níveis de ensino dos agrupamentos de escolas do concelho. Tendo em conta a necessidade de promoção da leitura junto dos mais jovens e também a sua promoção no contexto escolar, os objetivos centrais do Concurso Nacional de Leitura são o de estimular a prática da leitura, como forma de conhecimento e de lazer; o aprofundamento dos hábitos de leitura nas camadas mais jovens, assim como o de aferição de competências leitoras das crianças e jovens do concelho de Vila Nova de Famalicão.
Os alunos participantes foram sujeitos à realização de uma prova escrita, eliminatória, sobre as obras que estavam a concurso.

Para os alunos do primeiro ciclo a obra selecionada foi “Felismina cartolina e João Papelão”, de Pedro Seromenho; para os alunos do segundo ciclo foi “Não te afastes”, de David Machado, para os alunos do terceiro ciclo foi “Ilha Teresa”, de Richard Zimler, e para os alunos do secundário foi “As pequenas memórias”, de José Saramagos. Posteriormente, seguiu-se a realização da prova oral, que compreendia uma prova de leitura expressiva, uma prova de argumentação e uma prova de conhecimento das obras. No final da realização de todas estas eliminatórias, o júri da prova, composto por José Moreira da Silva, António Pires e Hilário Pereira, anunciou o nome dos 16 alunos vencedores, quatro por cada ciclo de ensino, que seguirão agora para a fase seguinte do Concurso Nacional de Leitura, a Fase Intermunicipal.

Os alunos vencedores do primeiro ciclo foram: Joaquim Silva (Agrupamento de Escolas D. Maria II), Beatriz Neto e Dinis Carvalho (Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado) e Maria Luís Pinto (Agrupamento de Escolas D. Sancho I). Os alunos vencedores do 2º ciclo foram: Matilde Silva e Ana Clara Guimarães (Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado), Ana Margarida Pereira (Agrupamento de Escolas D. Maria II) e Inês Ribeiro (Agrupamento de Escolas D. Sancho I). Os alunos vencedores do 3º ciclo foram: Francisca Carneiro (Agrupamento de Escolas D. Sancho I), Maria Luiza Nunes (Agrupamento de Escolas D. Maria II), Miguel Galas (Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco) e Ana Leonor Castro (Agrupamento de Escolas de Pedome). Os alunos vencedores do secundário foram: Diogo Gomes (Agrupamento de Escolas D. Sancho I), Lara Pereira (Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado), Pedro Faria e Sara Lehmann (Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco). Estes alunos famalicenses participarão na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que este ano será organizada pelo município de Guimarães, em representação dos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do AVE, e decorrerá já no próximo dia 28 de abril. Parabéns a todos os participantes!!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho